Anúncios: explorando imiagens

Explorando imagens ( parte III)

fishmanFotografias e imagens criadas para fins comerciais visam atrair atenção, desenvolver interesse e persuadir o público. Os anúncios impressos são ideais para explorar textos visuais familiares à medida que desenvolvem a compreensão da linguagem dos elementos visuais, a estética dos textos visuais e a natureza construída desses textos como produtos sociais.
Os anunciantes criam imagens para um produto para atingir um público específico e, em seguida, usam a imagem como a ideia principal ou o sentimento que desejam associar ao produto. A fotografia, ilustração ou gráfico deve capturar ou despertar o interesse do público.
Muitos anúncios usam justaposição para criar interesse e desejo no público. Os anunciantes geralmente colocam o produto próximo a objetos visuais para criar um desejo no visualizador.
Na imagem manipulada digitalmente à direita, a justaposição de um homem com cara de peixe exagera o efeito das mudanças climáticas para evocar uma reação emocional de seu público. ( imagem wwf)

Representação e Estereótipos

Representação
Muitos textos visuais usam representação para retratar pessoas, lugares ou eventos. Os compositores usam uma variedade de convenções e escolhem textos visuais para representar grupos, idéias e objetos populares para estabelecer conexões com o público.
As representações podem variar de uma cor ou ícone para representar a imagem da marca e do produto até camadas sofisticadas de idéias sobre questões culturais e políticas.

Estereótipos

familia

Oi querida, cheguei’!: Uma família estereotipada

A estereotipagem é uma representação baseada na ideia típica ou comum do sujeito. A estereotipagem pode ser uma maneira de o público identificar assuntos e idéias familiares. Os anunciantes usarão imagens visuais familiares e imagens de produtos em campanhas sofisticadas envolvendo TV, mídia online e social para criar reconhecimento de marca.

Tarefas de publicidade
Tarefa 1: responder a um anúncio colorido
Selecione um anúncio colorido de uma fonte impressa ou on-line e use o Guia para responder a textos visuais para analisar e anotar o texto visual. Na sua resposta, use a terminologia apropriada para avaliar o (s) texto (s).
Tarefa 2: Componha seu próprio anúncio colorido
Crie seu próprio anúncio colorido para uso impresso ou online.
Siga estas instruções passo a passo para compor um anúncio impresso . Eles também podem ser usados ​​ao criar anúncios de revistas e boletins on-line.
Use o Guia para responder a textos visuais como uma lista de verificação para concentrar seu trabalho.
Consulte a guia Recursos ( abaixo) para obter mais ajuda e conselhos.
Tarefa 3: redigir um anúncio falso
Veja estes exemplos de anúncios falsificados e pesquise na web para obter mais.

8
Analise como os compositores manipularam as imagens, palavras, legendas e mensagens do produto para criar a paródia.
Colete dois anúncios impressos ou online ‘reais’ para empresas ou setores conhecidos. Podem ser mensagens sobre álcool, moda, esporte ou fast food.
Considere as mensagens não contidas nesses anúncios ‘reais’. Por exemplo, anúncios de carros não mencionam os altos custos de consumo de combustível ou os danos que causam ao meio ambiente.
Crie um anúncio falso com base nesses anúncios ‘reais’.

Três abordagens para criar um anúncio falso:
-altere o texto do anúncio, mas mantenha a mesma imagem;
-mantenha o slogan, mas dê uma olhada nele, alterando a imagem;
-mude a imagem e o texto.
Lembre-se de manter a mesma fonte, cores e layout que o original. A chave da falsificação é fazer com que os anúncios alterados pareçam o mais autênticos possível.

Recursos
mUmBRELLA é um site de mídia australiano que apresenta alguns dos melhores anúncios impressos do país.
O site Best Ads publicou anúncios premiados da Austrália em várias categorias. Faça o download e anote exemplos do site.
O adFlip possui anúncios impressos para download em várias categorias.

GLOSSARY OF MULTIMODAL TERMS

………………………….

Veja: Parte I- Textos visuais 

          Parte II – Ler fotografias 

 Fonte: Aqui

licenca

Você é livre para:
Compartilhar – copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
Adaptar – remixe, transforme e desenvolva o material
para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.

14

creativecommons

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *