Atenas – Grécia: um sonho realizado
|Atenas – Grécia: uma mistura de história e modernidade
Atenas – Grécia é uma cidade estabelecida entre sete colinas históricas e rodeado por montanhas notáveis. Habitada por mais de 3.000 anos, Atenas é amplamente conhecido como o berço da civilização ocidental e o berço da democracia. Com um centro de cidade grande, um distrito urbano e região metropolitana, Atenas apresenta uma mistura confusa de características históricas e modernas.Vou relatar algumas experiências e mostrar lugares que visitei nesta viagem de 4 dias ( 16 a 19 de maio de 2016).
1.A Praça Syntagama é considerada o coração de Atenas. É lá onde a população se reúne em tempos de comemoração, e de protesto também.A praça tem uma fonte no meio, que é ótima para os dias de calor, e também algumas lanchonetes e bares, onde você pode fazer uma refeição ou aproveitar boa bebida e conversas.
2.O prédio do Parlamento Grego é na verdade um palácio antigo que abrigava a família real, até a abolição da monarquia, em 1924. Alguns anos depois, foi decidido que a instituição passaria a funcionar ali, onde está até hoje.Na frente do parlamento, você verá os famosos soldados gregos que protegem o prédio e fazem suas marchas interessantes, atraindo a atenção de turistas e curiosos.
3.A Acrópoles é tudo o que a gente imagina, e muito mais. Vista de praticamente toda Atenas, a pequena cidadela teve sua construção durante o período áureo da Grécia (500-300 antes de Cristo) quinto século antes de Cristo. Apesar do que muitas pessoas acham, Acrópoles é o nome dado a todo o complexo localizado no topo do monte. A Acrópole também serviu de refúgio em tempos de invasão, por ser o lugar mais alto da cidade.Não há nada mais belo do que ver a Acrópoles iluminada à noite.
4. A Acrópole de Atenas, composta pelos Propileos (imponentes colunas, que formavam a estrutura da entrada do local.
5. O Parthenon ( 50 colunas) está localizado na Acrópole em uma colina com vista para Atenas. O templo foi construído para homenagear a deusa Athena Parthenos e para agradecê-la por proteger a cidade durante as guerras persas. Originalmente concebido pelo famoso escultor Fídias, o Parthenon originalmente guardava todos os tipos de tesouros, mas a principal atração era uma enorme estátua de Athena, que foi feita como marfim e ouro.
6.Na chegada em Acrópoles, você já vê o Teatro Dionísio.O teatro foi construído no ano 161 depois de Cristo, e era palco de grandes concertos, com capacidade de até 5.000 anos. O teatro tem uma imponente fachada, e é mais um exemplo do poder e avanços da civilização grega.
7. Erechtheus ou Erechtheion é um templo feito de mármore pentélico. Ele está na Acrópole, e é uma das peças lendários da arquitetura grega.O Erechtheum já foi um santuário dedicado a Athena Polias, Erechtheus e Poseidon.
8. O Museu da Acrópole é considerado um dos mais importantes do mundo. Suas coleções de antiguidades vem desde a época da pré-história. As galerias, com suas estátuas contam a história da Antiga Grécia com muita riqueza.O museu tem 3 andares e lá você vai se deliciar com a maneira como eles contam a história da Antiga Grécia. (Observe : duas estátuas de barro de Nike na entrada do museu recentes encontrados em escavações)
9.Fora da Acrópole, à medida que vai caminhando, você encontra vários monumentos como o Arco de Adriano (Construído em estilo romano, o arco homenageia o imperador Adriano, e parece com outros arcos do triunfo encontrados no império romano) e o famoso Templo de Zeus ( O templo está hoje como uma lembrança da história grega, apenas 15 de 104 enormes colunas permanecem).
10.Museu Nacional de Arqueologia
11. Jardim Nacional
12. Monastiráki é uma das áreas mais famosas de Atenas, não apenas pelos prédios históricos, mas também por causa do famoso mercado e das lojas encontradas na área. Lá, você encontrará os mais diversos tipos de produtos, desde antiguidades e objetos decorativos, a artigos como sandálias de couro. Ele está localizado no centro de Atenas, na Praça Avissinias, a uma pequena distância, a pé, da Praça Sintagma, da Acrópole e de outras atrações turísticas.
13.Os principais pontos turísticos de Atenas encontrados em Monastiraki são a pequena igreja de Pantanassa (o monastério que dá nome ao lugar), a Mesquita Tzistarakis, que é o prédio que chama mais atenção na praça, com teto em formato de redoma.
13.Rua Ermou é a principal rua de comércio da cidade
14. No bairro Plaka se concentram as lojinhas de souvenirs e objetos turísticos, assim como inúmeros restaurantes e churrascarias.
15. Comidas
A – Uma comida de rua que era popular nos tempos antigos e permanece até hoje é o giroscópio (pronuncia-se “YEE-row” em Atenas).O legítimo churrasco grego, que consiste em carne de porco, frango ou kebab, envolto no pão grego chamado “pita”, com tomate, cebola e tsatzíki, um molho à base de iorgurte, pepino e alho…
B-
16. Rica em diversidade de doces
17. Outra comida de rua são os Koulouri. São anéis de pão torrado e generosamente cobertos com sementes de gergelim. Eles são assados e servido fresco diariamente. Koulourtzides é o nome dado aos vendedores de kaulouri. ( há vários tipos deles ).
18.Atenas é servida por Pireu, o maior porto de passageiros na Europa. Há balsas incontáveis, catamarãs e aerobarcos que servem as ilhas gregas. O porto tem 11 berços modernos para navios de cruzeiro
19. Monte Lycabettus é o ponto mais alto em Atenas, ele permite que os visitantes veja toda a bacia do Attica e do Mar Egeu.
Curiosidade:
1-Uma coisa curiosa é que você verá vários homens na rua com uma espécie de rosário com contas de âmbar ou madeira na mão, brincando com ele entre os dedos.O tal rosário se chama komboli e serve, segundo a crença local, para atrair boas energias e para aliviar o estresse também.
2-Outra superstição é o olho grego, que está por todas as partes em brincos, pingentes, camisetas e enfeites, como também alho, pimentas entre outras.
3-Outro detalhe interessante é que há muitos cachorros soltos na rua e eles são enormes. Mas não são valentes. Eles ficam deitados o tempo todo.
Enfim:
Atenas foi uma das cidades que mais me surpreendeu durante essa minha vontade de conhecer um pouco do mundo, principalmente por ser um lugar tão organizado e fácil para o turista. Claro que sabia de seus incríveis pontos turísticos, mas não imaginava que minha viagem poderia ser tão agradável.
Atenas, 19 de maio de 2016.