Coimbra: 3º encontro sobre jogos e m-learning

encontro coimbra

O 3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning  reuniu investigadores, mestrandos e doutorandos, professores, psicólogos e profissionais de Ciências da Educação, bem como outros interessados nestas temáticas, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra no dia 07 de maio de 2016.

IMG_5777   IMG_5784

IMG_6042  IMG_6031

Os participantes  receberam a versão impressa do livro: “Apps para dispositivos móveis:Manual para professores, Formadores e Bibliotecários”.Com organização de Ana Amélia Amorim Carvalho. O livro está disponível  neste link. AQUI  

Sessão de Abertura

IMG_5671  IMG_5673

IMG_5681  IMG_5686

Vice-Reitora – Profª Doutora Madalena Alarcão
Diretor da FPCE – Prof. Doutor António Gomes Ferreira
Diretor-Geral da Direção Geral de Educação – Dr. José Vítor Pedroso
Coordenadora do 3º EJML-  Profª Doutora Ana Amélia Carvalho

Conferência de abertura

IMG_5676  IMG_5688

Resonant Games – Designing educational games that resonate in the lives of students, teachers and schools com o  Prof.Eric Klopfer, MIT, USA.  Moderador: Profª Doutora Ana Amélia Carvalho.

Resumo da conferência

Creating meaningful educational games is a significant design and implementation challenge. Creating “big” educational games that persist in time and in the memories of players is an even more significant challenge.  The MIT Scheller Teacher Education Program and The Education Arcade @ MIT have sought to create such games spanning many genres and media.  This includes everything from casual social games to alternate reality games and a massively multiplayer online roleplaying game.  In the process of creating and studying these games we have distilled a number of design principles that help guide the creation of long form educational games that permeate the curriculum and “resonate” with the surrounding social and educational structures.  In this talk I will outline some of these principles, the way that they have been integrated into game design, and the results of these research efforts.

Minha apresentação

IMG_5709  IMG_5719

IMG_5712  IMG_5731

Apresentei a comuniação “Cellatschool PLUS: um novo design de aplicativo híbrido para ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira”.

Resumo da minha comunicação

A importância da tecnologia móvel na sociedade de hoje e a onda de inovações tecnológicas estão colocando novos desafios para os professores do século 21. Os dispositivos móveis com capacidades avançadas oferecem novas possibilidades de aprendizagem ainda a serem exploradas por educadores do ensino médio em escolas brasileiras. Neste artigo, apresentaremos um novo design de aplicativo híbrido chamado Cellatschool PLUS. Esse projeto está sendo desenvolvido no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí – Campus Teresina Zona Sul, Brasil. Trata-se de um aplicativo personalizado, flexível, o qual desenvolve um conjunto de serviços tecnológicos. Ele está conectado ao site web www.cellatschool.com, que visa ajudar o desenvolvimento da comunicação da língua inglesa como língua estrangeira.   O artigo completo  está disponível  neste link. AQUI

Workshops

IMG_5756  IMG_5758

IMG_5755  IMG_5749

Participei da oficina- “Criar, envolver e avaliar os alunos: a otimização das aulas com a utilização da Nearpod e dos Plickers” com a professora Idalina Santos – LabTE, Universidade de Coimbra.

A Nearpod permite ao professor, através da utilização de computadores, tablets e smartphones, customizar e partilhar com os seus alunos apresentações interativas, planear e preparar aulas mais dinâmicas e acrescentar recursos como vídeos, imagens, exercícios, questionários, quizzes, entre outros, numa só plataforma. Para além disso, possibilita a monotorização do trabalho individual dos alunos, visualizando respostas em tempo real, acompanhadas por um relatório de desempenho.

A app Plickers permite a dinamização de quizzes, com a mais-valia do aluno não necessitar de possuir ou utilizar um dispositivo móvel. O professor recolhe as respostas através do seu smartphone ou tablet e os alunos visualizam, em tempo real, o seu desempenho na aula.

Encontros com colegas 

IMG_5740  IMG_5747

IMG_5797  IMG_5775

1-Dayse Oliveira – Universidade Federal de Pernambuco- Recife

2-Adelina Moura – LabTE, Universidade de Coimbra

3-Ana Amélia Carvalho – Universidade de Coimbra

3-Conceição Malhó Gomes – Agrupamento de Escolas Coimbra Centro

4- Isabel Oliveira – Faculdade de Aveiro

Intervalo (Coffee break) 

IMG_5694  IMG_5698

IMG_5788  IMG_5790

Apresentação dos Jogos

IMG_5762  IMG_5806

Durante o evento  apresentaram  três dos quatro jogos desenvolvidos no LabTE da FPCE da Universidade de Coimbra:

1910 –   Tempoly –  Os Maias. Becoming an expert!

Conferência final 

IMG_5809  IMG_5807

Práticas de mobile learning no ensino básico e secundário: metodologias e desafios, com a professora Adelina Moura, LabTE, Universidade de Coimbra, com o tema: “Práticas de mobile learning no ensino básico e secundário: metodologias e desafios”.

Resumo da conferência final

O smartphone e o tablet são os dispositivos móveis mais populares entre os alunos e para muitos a primeira escolha para aceder à Internet. Atendendo ao elevado nível de posse destes dispositivos entre as gerações mais novas é urgente aproveitá-los para explorar oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola. Usar dispositivos móveis na aula pode ajudar a personalizar e a melhorar a experiência de aprendizagem de diferentes formas. Por isso, a questão que hoje se coloca já não é se os alunos devem usar os seus dispositivos para aprender, mas como podem potenciá-los. Embora eles conheçam bem a tecnologia que levam para a escola, é urgente que aprendam a utilizá-la adequadamente em ambiente de sala de aula. Assim, nesta conferência, serão apresentadas experiências reportadas em estudos de investigação, publicados em revistas da área, bem como metodologias e práticas que permitem a utilização de dispositivos móveis como ferramentas educacionais e analisados os desafios que colocam ao processo de ensino e aprendizagem.

 Todos  os trabalhos estão na ata  disponível  neste link. AQUI

IMG_5661  IMG_5669

IMG_5665  IMG_6039

Este encontro  foi uma oportunidade de partilhar  iniciativas inovadoras, colocar questões sobre a motivação para a aprendizagem dos nossos alunos com jogos e atividades interativas,  refletir como está sendo utilizada a diversidade de apps que existem para dispositivos móveis, que jogos têm sido desenvolvidos para o ensino e a aprendizagem e qual o impacto tem tido a gamificação no ensino e na aprendizagem.

Mas  depois do encontro…..

O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra

Os alunos com suas  fardas acadêmicas…

IMG_5821  IMG_5840

A tradição acadêmica da Queima das Fitas é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio em Coimbra e outras cidades de Portugal. Entre diversas atividades, estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo acadêmico.

IMG_5849   IMG_5914

IMG_5922  IMG_5947

O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra aconteceu no domingo, dia 08, sob forte chuva, mas o estado do tempo não fez parar os festejos dos estudantes, nem mesmo a incerteza sobre o futuro, espelhada nas inscrições dos carros alegóricos.  Muita  sátira típica nos carros do Cortejo da Queima. ( eram 101 carros).

IMG_5824  IMG_5829

IMG_5842  IMG_5967

Queima das Fitas “a última festa” antes das preocupações de tentar entrar no mercado de trabalho.

IMG_5882   IMG_6016

IMG_5831  IMG_5945

Estudantes despejam cerveja, “cartolados” levam bengaladas e, por todo o lado, ouviam-se cânticos de cada curso, misturados com o som da sirene de ambulâncias e com alguns gritos adequados ao contexto – “Hipotermia lá-lá-lá-lá”.

IMG_5941  IMG_5969

IMG_5976  IMG_5974

Coimbra estava bem semelhante ao Brasil em época de carnaval fora da época…

IMG_5987  IMG_5983

IMG_6023  IMG_6035

IMG_6036 IMG_6038

Coimbra dos amores, Coimbra dos doutores.

Coimbra estará sempre no meu coração.

Giselda Costa. Maio/2016.

“Cellatschool newsletter” – Você deseja saber sobre mobile learning, inovação, tecnologia na educação e desing de atividades? Faça sua inscrição e receba todos as informações em seu e-mail.

“Cellatschool  newsletter” – Do you want to know   about mobile learning, innovation, technology in education and  design of activities ? Please, subscribe now and receive the information in your email.

subs-btn

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *