Coimbra: 3º encontro sobre jogos e m-learning
|O 3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning reuniu investigadores, mestrandos e doutorandos, professores, psicólogos e profissionais de Ciências da Educação, bem como outros interessados nestas temáticas, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra no dia 07 de maio de 2016.
Os participantes receberam a versão impressa do livro: “Apps para dispositivos móveis:Manual para professores, Formadores e Bibliotecários”.Com organização de Ana Amélia Amorim Carvalho. O livro está disponível neste link. AQUI
Sessão de Abertura
Vice-Reitora – Profª Doutora Madalena Alarcão
Diretor da FPCE – Prof. Doutor António Gomes Ferreira
Diretor-Geral da Direção Geral de Educação – Dr. José Vítor Pedroso
Coordenadora do 3º EJML- Profª Doutora Ana Amélia Carvalho
Conferência de abertura
Resonant Games – Designing educational games that resonate in the lives of students, teachers and schools com o Prof.Eric Klopfer, MIT, USA. Moderador: Profª Doutora Ana Amélia Carvalho.
Resumo da conferência
Creating meaningful educational games is a significant design and implementation challenge. Creating “big” educational games that persist in time and in the memories of players is an even more significant challenge. The MIT Scheller Teacher Education Program and The Education Arcade @ MIT have sought to create such games spanning many genres and media. This includes everything from casual social games to alternate reality games and a massively multiplayer online roleplaying game. In the process of creating and studying these games we have distilled a number of design principles that help guide the creation of long form educational games that permeate the curriculum and “resonate” with the surrounding social and educational structures. In this talk I will outline some of these principles, the way that they have been integrated into game design, and the results of these research efforts.
Minha apresentação
Apresentei a comuniação “Cellatschool PLUS: um novo design de aplicativo híbrido para ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira”.
Resumo da minha comunicação
A importância da tecnologia móvel na sociedade de hoje e a onda de inovações tecnológicas estão colocando novos desafios para os professores do século 21. Os dispositivos móveis com capacidades avançadas oferecem novas possibilidades de aprendizagem ainda a serem exploradas por educadores do ensino médio em escolas brasileiras. Neste artigo, apresentaremos um novo design de aplicativo híbrido chamado Cellatschool PLUS. Esse projeto está sendo desenvolvido no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí – Campus Teresina Zona Sul, Brasil. Trata-se de um aplicativo personalizado, flexível, o qual desenvolve um conjunto de serviços tecnológicos. Ele está conectado ao site web www.cellatschool.com, que visa ajudar o desenvolvimento da comunicação da língua inglesa como língua estrangeira. O artigo completo está disponível neste link. AQUI
Workshops
Participei da oficina- “Criar, envolver e avaliar os alunos: a otimização das aulas com a utilização da Nearpod e dos Plickers” com a professora Idalina Santos – LabTE, Universidade de Coimbra.
A Nearpod permite ao professor, através da utilização de computadores, tablets e smartphones, customizar e partilhar com os seus alunos apresentações interativas, planear e preparar aulas mais dinâmicas e acrescentar recursos como vídeos, imagens, exercícios, questionários, quizzes, entre outros, numa só plataforma. Para além disso, possibilita a monotorização do trabalho individual dos alunos, visualizando respostas em tempo real, acompanhadas por um relatório de desempenho.
A app Plickers permite a dinamização de quizzes, com a mais-valia do aluno não necessitar de possuir ou utilizar um dispositivo móvel. O professor recolhe as respostas através do seu smartphone ou tablet e os alunos visualizam, em tempo real, o seu desempenho na aula.
Encontros com colegas
1-Dayse Oliveira – Universidade Federal de Pernambuco- Recife
2-Adelina Moura – LabTE, Universidade de Coimbra
3-Ana Amélia Carvalho – Universidade de Coimbra
3-Conceição Malhó Gomes – Agrupamento de Escolas Coimbra Centro
4- Isabel Oliveira – Faculdade de Aveiro
Intervalo (Coffee break)
Apresentação dos Jogos
Durante o evento apresentaram três dos quatro jogos desenvolvidos no LabTE da FPCE da Universidade de Coimbra:
1910 – Tempoly – Os Maias. Becoming an expert!
Conferência final
Práticas de mobile learning no ensino básico e secundário: metodologias e desafios, com a professora Adelina Moura, LabTE, Universidade de Coimbra, com o tema: “Práticas de mobile learning no ensino básico e secundário: metodologias e desafios”.
Resumo da conferência final
O smartphone e o tablet são os dispositivos móveis mais populares entre os alunos e para muitos a primeira escolha para aceder à Internet. Atendendo ao elevado nível de posse destes dispositivos entre as gerações mais novas é urgente aproveitá-los para explorar oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola. Usar dispositivos móveis na aula pode ajudar a personalizar e a melhorar a experiência de aprendizagem de diferentes formas. Por isso, a questão que hoje se coloca já não é se os alunos devem usar os seus dispositivos para aprender, mas como podem potenciá-los. Embora eles conheçam bem a tecnologia que levam para a escola, é urgente que aprendam a utilizá-la adequadamente em ambiente de sala de aula. Assim, nesta conferência, serão apresentadas experiências reportadas em estudos de investigação, publicados em revistas da área, bem como metodologias e práticas que permitem a utilização de dispositivos móveis como ferramentas educacionais e analisados os desafios que colocam ao processo de ensino e aprendizagem.
Todos os trabalhos estão na ata disponível neste link. AQUI
Este encontro foi uma oportunidade de partilhar iniciativas inovadoras, colocar questões sobre a motivação para a aprendizagem dos nossos alunos com jogos e atividades interativas, refletir como está sendo utilizada a diversidade de apps que existem para dispositivos móveis, que jogos têm sido desenvolvidos para o ensino e a aprendizagem e qual o impacto tem tido a gamificação no ensino e na aprendizagem.
Mas depois do encontro…..
O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra
Os alunos com suas fardas acadêmicas…
A tradição acadêmica da Queima das Fitas é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio em Coimbra e outras cidades de Portugal. Entre diversas atividades, estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo acadêmico.
O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra aconteceu no domingo, dia 08, sob forte chuva, mas o estado do tempo não fez parar os festejos dos estudantes, nem mesmo a incerteza sobre o futuro, espelhada nas inscrições dos carros alegóricos. Muita sátira típica nos carros do Cortejo da Queima. ( eram 101 carros).
Queima das Fitas “a última festa” antes das preocupações de tentar entrar no mercado de trabalho.
Estudantes despejam cerveja, “cartolados” levam bengaladas e, por todo o lado, ouviam-se cânticos de cada curso, misturados com o som da sirene de ambulâncias e com alguns gritos adequados ao contexto – “Hipotermia lá-lá-lá-lá”.
Coimbra estava bem semelhante ao Brasil em época de carnaval fora da época…
Coimbra dos amores, Coimbra dos doutores.
Coimbra estará sempre no meu coração.
Giselda Costa. Maio/2016.
“Cellatschool newsletter” – Você deseja saber sobre mobile learning, inovação, tecnologia na educação e desing de atividades? Faça sua inscrição e receba todos as informações em seu e-mail.
“Cellatschool newsletter” – Do you want to know about mobile learning, innovation, technology in education and design of activities ? Please, subscribe now and receive the information in your email.