Como ensinar o letramento visual?

Como ensinar o letramento visual?

coloquio-uespi

No dia 27 de julho de 2018, às 11:00 da manhã, participei  de uma mesa redonda no IV Colóquio do Núcleo de Estudos Hispânicos da UESPI, III Seminário de Formação Docente  e  Curso de Capacitação de Professores de Espanhol/ SEDEC/ Embaixada da Espanha/APEEPIO tema  foi: Textos multimodais: como incentivar o letramento crítico visual no ensino de língua. A mesa foi composta pelos professores: Eu, Luciana Maria Libório Eulálio, Francisco Wellington Borges Gomes, Sela Maria Viana Lima Brito.

A mesa discutiu com muita ênfase :

Como ensinamos os alunos a interpretar e criar mídias visuais, digitais e de áudio em uma cultura contemporânea onde a mídia domina, e como a letramento visual  é redefinido por meio da tecnologia?

coloquio-uespi-2

Acreditamos que é preciso começar a educar os estudantes de maneira crítica, observando as imagens de maneira crítica e [aprendendo] como interpretar essas imagens. Todos os dias você é bombardeado com milhares de imagens de todos os tipos imagináveis. Apenas andando pela rua você verá fotos em vitrines, imagens em anúncios e outdoors, e decalques em pára-choques de carros. Você vê fotos em livros didáticos, quadrinhos, filmes e na televisão. Você sabe o que todos eles significam? Você consegue entender a ideia que está sendo transmitida se não estiver por escrito? Que  sentido o artista está tentando evocar? Entender essas questões (e mais) é o que chamamos de Letramento visual.

Como ensinar o letramento visual?

whyvisualworks-1170x735Primeiro o professor precisa começar a  fazer boas perguntas críticas sobre a imagem, vídeo, filme etc. Um bom questionamento é uma parte vital de habilidades de pensamento crítico.  A resposta de alguns especialistas é que boas perguntas críticas devem ser abertas, não fechadas. Perguntas abertas deixam espaço para interpretação em diferentes pontos de vista. Elas geralmente começam com “porque” ou “como”, e nunca leva a um “sim” ou “não” como resposta.

Abaixo estão listados alguns exemplos de perguntas abertas. Lembre-se que todas estas questões não são necessariamente aplicáveis a todas as situações que exigem determinados níveis de letramento visual. Veja essa lista de questões na mesma forma que um mecânico vê uma caixa de ferramentas: todas as ferramentas necessárias estão lá, mas ele sabe qual ferramenta utilizar para determinado trabalho.

images1-Quem ou o que você vê nesta imagem?
2-Quando este vídeo foi criado?
3-O que está acontecendo no vídeo?
4-Onde o vídeo foi produzido?
5-Quem foi o autor do vídeo?
6-Qual o propósito especial do vídeo?
7-O que está acontecendo nesta imagem?
9-O que a linguagem corporal é mostrada pelas pessoas da imagem?
10-Como isso afeta a sua interpretação do vídeo/ das imagens/?
11-Como você interpreta esta imagem?
12-Por que o autor do vídeo seleciona esses elementos específicos? O que você não vê?
13-Por que o design enfatiza certos elementos e não outros? O que está em foco? É apenas
uma pessoa ou um elemento em foco, ou muitos elementos em foco?
14-Quem poderia ser o público principal?
15-O que te faz dizer isso?
16-Há algo no texto / textos que é deixado para a imaginação do leitor?

perguntas17-Como é enfatizado no vídeo a ideia principal?
18-Que contraste que o autor mostra na imagem?
19-Com base no que você sabe, lista três coisas que você pode inferir a partir destas
imagens
20-Que perguntas você faria em relação a essa imagem?
21-Que tipo de comparação de igualdade o autor está mostrando? Explique a metáfora.
22-Qual é a relação entre a imagem e a mensagem de texto exibida?
23-O que é que esta imagem significa para você?
24-Faça um breve resumo do que você sabe sobre as imagens.
25- O que foi deixado de fora da história?

A sequência de perguntas  fornece uma maneira de começar uma discussão. Para cada pergunta, peça aos alunos que expandam suas respostas explicando os motivos e incentivando-os a usar as evidências da imagem para justificar suas respostas, usando a metalinguagem do design visual. Através dessas discussões, diferentes interpretações da imagem podem emergir, formando a base para futuras discussões e explorações. A compreensão visual requer uma abordagem focada, cuidadosamente sequenciada, para desenvolver o pensamento analítico e as habilidades observacionais semioticamente informadas

Só começamos a discussão… mas foi muito produtiva nossa mesa. Muitas ideias e planos a caminho!

q5sc3c6tzenn43gqdv4d76ozxdsixa

Agradecemos a Professora  Dra. Margareth Torres Alencar Costa pelo convite.

1- texto

2- texto

3- texto

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *