Entenda o que é Língua Franca

lingua-franca12
O que é Língua Franca?

A língua franca é uma “linguagem  ponte” usada para a comunicação entre pessoas de diferentes origens etno-linguísticas.

lingua-franca-1

 O mundo é o lar de um grande número de países e uma quantidade ainda maior de línguas. Essa diversidade de idiomas resulta  no que é chamado de barreira linguística. Que é um tipo de bloqueio devido à incapacidade de entender um falante de outra língua. Essa barreira é um dos principais obstáculos a superar quando se trata de relações internacionais nos campos da política e da economia. Nos tempos atuais, principalmente graças aos avanços tecnológicos, os encontros entre pessoas de diferentes origens linguísticas tornou-se mais frequente. Isso criou uma ainda maior necessidade de superar as barreiras linguísticas associadas a esses tipos de trocas.

lingua-franca-3À medida que a demanda para resolver os problemas associados à barreira linguística aumentava, havia a necessidade de criar uma linguagem alternativa para favorecer mútuos compreensão, como um dialeto pidgin ou a adoção de um idioma já existente. O recurso para esta última solução originou o que é conhecido como língua franca: um idioma intermediário usado por falantes de diferentes origens linguísticas (Seidlhofer,2005; Berns, 2012).

lingua-franca-7Segundo wikipédia, Pidgin (pron. ‘pɪdʒəŋ) ou língua de contato é uma palavra de origem inglesa que designa qualquer língua criada, normalmente de forma espontânea, a partir da mistura de duas ou mais línguas e que serve de meio de comunicação entre os falantes dessas línguas.

Língua Franca usada pela primeira vez

lingua-franca-4O termo Língua Franca foi usado pela primeira vez na idade média, como forma de descrever o pidgin que se desenvolveu a partir das interações entre francês e italiano usado da época (Mufwene, 2008). Desde então, a definição de língua franca é usado muito nos tempos modernos. É importante notar, que língua franca não é apenas um pidgin ou um terceiro idioma usado para a comunicação, também pode ser o idioma de uma das pessoas que estão interagindo.

Exemplo de interação usando Língua Franca

lingua-franca-5Por exemplo, pessoas de origem norueguês, alemão e chinês estão tendo uma conversa em que todos falam alemão. Mesmo que na conversa, há alguém que tem o alemão como língua nativa, a língua franca ainda é alemão. Isso ocorre porque os outros dois têm diferentes línguas nativas e estão usando o alemão como um linguagem intermediária para garantir a comunicação (Berns, 2012).O aspecto essencial para levar em consideração é que, quando pessoas com diferentes línguas maternas interagem, elas falam entre si usando uma linguagem intermediária. Essa linguagem intermediária usado como ferramenta de comunicação é a língua franca. É através do uso de língua franca que as relações entre diferentes países e povos são mantidas.

lingua-franca-2No mundo moderno, onde as comunicações ocorrem de maneira tão instantânea, a compreensão do fenômeno por trás de língua franca assumiu uma importância ainda mais relevante. Quando se trata da seleção do idioma usado como língua franca, as pessoas tendem a escolher um idioma que é mais amplamente usado, reconhecido e conhecido. Na prática, o país com a economia mais forte tende a ter seu idioma usado como Língua Franca (Seidlhofer, 2011). De alguma forma, é natural que outros países adotem a língua do país dominante para estabelecer comunicação, criar e reforçar relações. Além disso, haverá a necessidade de ensinar esse idioma como parte de um programa educacional oficial, a fim de garantir sua difusão e comando. Em suma, isso é assim que ocorre a ascensão e difusão da língua franca. Atualmente, o idioma mais amplamente utilizado como língua franca em questões de negócios, educação e lazer, é o inglês (Berns, 2012; Jenkins, 2009; Seidlhofer, 2005).

Referências:

Berns, M. (2012). Lingua Franca and Language of Wider Communication. The Encyclopaedia of Applied Linguistics.
Jenkins, J. (2009), English as a Lingua Franca: interpretations and attitudes. World Englishes, 28: 200–207
Mufwene, S, S (2008). Lingua Franca. Encyclopædia Britannica. Encyclopædia Britannica, Inc… Web. accessed: 24 Feb. 2017, from https://www.britannica.com/topic/lingua-franca
Seidlhofer, B. (2005). English as a Lingua Franca. ELT journal, 59(4), 339
Seidlhofer, B. (2011). Understanding English as a Lingua Franca. Oxford: Oxford U Press. Digital

dominio

Traduzido deste trabalho

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *