Faça seu cenário de aprendizagem

cenario-de-atividade-3
Como fazer um cenário de atividade?

O cenário de aprendizagem é dividido nas seguintes seções:
1-Título
2-Nome do (s) autor (es)
3-Seção para definir a licença do seu trabalho *
4-Sujeito
5-Tópico
6-Seção para definir como a lição se encaixará no currículo
7-Objetivo da lição
8-Tendências
9-Materiais de ensino e ferramentas
10-Habilidades do século 21
11-atividades
12-Avaliação
13-Licenças

Veja  AQUI um exemplo de layout.

O European Union Matters é um cenário de aprendizagem criado por Rafael Climent que explica a União Europeia aos alunos e aproxima-o do seu dia-a-dia. É um ótimo exemplo de aprendizado centrado no aluno, colaborativo e baseado em nuvem.

Se o seu cenário de aprendizado  atende a todos os critérios e se você deseja compartilhá-lo com outros professores, você terá a chance de publicá-lo no repositório do FCL (Laboratório da Sala de Aula do Futuro) !

realidade-aumentadaA avaliação pode ser realizada com diferentes ferramentas, incluindo as digitais, como Kahoot , Socrative , Plickers ou Quizziz , que oferecem uma plataforma para dar feedback valioso aos participantes.

Outra forma inovadora de avaliar os alunos é a avaliação por pares, uma técnica de aprendizagem colaborativa em que os alunos avaliam o trabalho dos colegas e é avaliado pelos colegas. As ferramentas digitais podem ajudar a mudar a avaliação de forma colaborativa. Aqui estão alguns exemplos de ferramentas gratuitas que os professores podem usar em suas salas de aula para criar portfólios de aprendizado digital com seus alunos: Padlet , Evernote , Kidblog . Mas pode ser qualquer outra tecnologia que tenha uma plataforma compartilhada, tornando-a acessível para que todos possam contribuir.

Você  também pode trabalhar com a técnica da pirâmide discursiva.

Depois o  grupo pode criar  uma apresentação sobre seu trabalho no Emaze e apresenta seu trabalho em sala de aula. Você pode usar o Tricider para compartilhar o folheto de cada grupo para ser comentado, e o feedback do aluno pode ser obtido usando Mentimeter  podem ser usados ​​para avaliar o conhecimento após cada apresentação.

Fazer artes com amigos
Online Assessment Awareness
Edulastic
QuizAlize
Quiz Hub

Quizizz

Realidade Aumentada – exemplo de atividade com tecnologias

realidade-aumentada2Apresentar  sons de pássaros, um tópico interessante para seus alunos.  Durante esta lição, os alunos aprendem sobre diferentes espécies de pássaros, e também sobre como podem ser protegidos da extinção. Eles também aprendem como criar um pôster com realidade aumentada (AR). Usando o software LAYAR ou ROAR , é possível imprimir imagens habilitadas para AR.

O professor começa a aula com uma demonstração de realidade aumentada. Por exemplo, os alunos podem ser solicitados a desenhar um pássaro, que pode então ser animado usando o Quiver Vision . Os alunos então fazem pesquisas sobre o conjunto de cantos de pássaros e encontram fotos e informações sobre eles. As fotos são então combinadas com os sons dos pássaros e preparadas para AR. Os cartazes acabados podem então ser avaliados através de votos de pares, usando Kahoot .

Para ter uma idéia de como pode ser a saída desse cenário, você pode conferir o aplicativo Birdie Memory , desenvolvido pelos parceiros da Europeana.

O Europeana Collections é a biblioteca digital, museu, galeria e arquivo da Europa que fornece acesso on-line a um vasto acervo de material do patrimônio cultural de toda a Europa. Através desta plataforma multilíngue, indivíduos e profissionais podem descobrir, pesquisar, compartilhar e aproveitar a riqueza de recursos culturais digitais da Europa, como livros, fotos, pinturas, transmissões de televisão e objetos 3D.

RealtimeBoard

Todos vocês – gerentes, designers, desenvolvedores, treinadores, profissionais de marketing e outros profissionais talentosos – trabalham juntos para construir grandes feitos. Os membros da equipe são todos diferentes e falam muitas “linguagens” – dados, imagens, planilhas, tarefas, gráficos e muito mais. O RealtimeBoard combina todas essas peças em um só lugar para permitir que sua equipe ou organização inteira colabore além de formatos, ferramentas, locais e fusos horários.

LinoIt

O Linoit é um serviço gratuito que permite criar uma tela de notas adesivas multimídia on-line. Além do texto básico, as notas adesivas que você coloca na tela podem conter vídeos, imagens e anexos de arquivo. Linoit permite que você altere o tamanho e cor de suas fontes e você pode usar a ferramenta de calendário interna para definir as datas de vencimento em suas notas.
Para usar o Linoit, você deve se registrar para uma conta (gratuita). Depois de se registrar, você pode criar quantas telas de notas (semelhantes a quadros de avisos) desejar. Você pode tornar suas telas e anotações públicas ou privadas. Se você tornar uma tela pública, outras pessoas poderão adicionar notas adesivas à placa colaborativa e ler as notas das outras pessoas também.

PLN – Personal/Professional Learning Network

As comunidades on-line onde os professores se encontram, se conectam, compartilham experiências e aprendem umas com as outras são excelentes fontes de aprendizado informal.

O zoom permite que você se conecte com os alunos usando uma plataforma de videoconferência interativa. A versão gratuita oferece reuniões ilimitadas de 1 a 1 ou reuniões de grupo que são limitadas a uma duração de 40 minutos. O sistema cria automaticamente um URL copiável e um convite para participar da reunião, que pode ser encaminhado ao aluno, depois de criar uma nova reunião. Quando o aluno se conecta pela primeira vez, ele será solicitado a fazer o upload do plug-in Zoom, que leva apenas alguns segundos. A chamada parece ser de uma qualidade muito superior à de outras plataformas de videoconferência, funciona bem internacionalmente e parece oferecer uma solução para estudantes em alguns países onde o Skype não está disponível. Os recursos do Zoom, como compartilhamento de tela, compartilhamento de som do sistema, quadro branco, anotação de tela e gravação de reunião, são ideais para uma sala de aula on-line.

WIX é um construtor de sites online gratuito. Cerca de dois anos atrás, eu decidi que, além do meu blog, eu precisava de um site . Eu precisava ter um cartão de visitas para o meu negócio, algo para compartilhar com os alunos em potencial. Era hora de definir claramente os cursos que eu ofereço e criar um sistema de reservas online fácil de usar.

Spark  você pode transforme suas ideias em histórias visuais……Crie gráficos, páginas da Web e histórias em vídeo em minutos com o aplicativo de design gráfico gratuito do Spark.

Playposit é gratuito e funciona em todos os principais navegadores de internet. É grátis e funciona em todos os principais navegadores de internet. Ele permite que você crie aulas de vídeo interativas usando qualquer vídeo do YouTube, um URL ou arquivo MP4 e permite incorporar atividades interativas vinculadas ao tempo, na forma de perguntas, ao vídeo. Os alunos participam dessas atividades enquanto assistem ao vídeo. Eles podem parar e retroceder o vídeo a qualquer momento, mas não podem progredir até que tenham concluído cada atividade. Quando você terminar de criar sua aula em vídeo interativo, ela poderá ser compartilhada ou incorporada em seu website ou blog. Eu acho que é uma ideia fantástica e extremamente útil para o ensino online e para as salas de aula .

Off2Class é um site que oferece materiais didáticos prontos na forma de um conjunto de slides. O site oferece uma biblioteca de planos de aula ESL (inglês como segunda língua) e novas lições são adicionadas semanalmente – elas também são muito boas. O conteúdo é dirigido por professores e projetado para uma aula de conversação ao vivo, para ser ensinada on-line. Como professor, você tem a capacidade de convidar um aluno para acompanhá-lo, a fim de visualizar os materiais da lição e interagir com o conteúdo durante a aula. É um ótimo site e uma economia de tempo real, você pode até mesmo marcar o site com seu próprio logotipo pessoal e domínio.

Mentimeter : pode ser usado para qualquer ocasião

Oficina
Torne sua oficina divertida, colaborativa e interativa com o Mentimeter, economizando tempo para preparação e documentação.
Treinamento
Realize sessões de treinamento corporativo de uma nova maneira. Adicione gamification à sua sessão para energizar e melhorar a experiência de aprendizado.
Educação
Torne seu ensino mais interativo, permitindo que os alunos participem ativamente de palestras usando o Mentimeter como uma ferramenta de avaliação formativa.
Reuniões
Garanta uma reunião eficaz e produtiva através da visualização das opiniões de todos com o Mentimeter.
Eventos
Torne os eventos mais emocionantes com o Mentimeter, permitindo que o público participe de apresentações interativas.
Conferências
Use Mentimeter para sua conferência para aumentar a energia e dar a todos a chance de expressar sua opinião.

Sutori -A ordem cronológica é um dispositivo clássico de contar histórias por um motivo. Você começa com o que aconteceu primeiro, segue para o que aconteceu a seguir e termina com o que aconteceu por último. E uma linha do tempo é uma maneira simples e eficaz de transmitir essas informações. Como fazeroutro exemplo

Some assessment tools

https://goo.gl/Ju3UiB

https://goo.gl/zTz1vU

https://goo.gl/djL5Xs

https://goo.gl/REaq5G

Cenário de atividade: sobre licenças

O Creative Commons foi criado para que os autores (também chamados de licenciadores) concedam permissões de direitos autorais ao seu trabalho criativo e forneçam aos receptores uma maneira padronizada de saber o que os autores desejam com relação ao uso de seu material.
“Fato curioso: se um produto é feito por natureza, ele não tem direitos autorais, por exemplo, a forma ou uma rocha corroída pelo vento. No entanto, em 2011 houve uma batalha legal nos EUA para saber se as fotos tiradas por um macaco usando uma câmera eram de código aberto, ou se os humanos que colocaram a câmera lá têm os direitos autorais. Se você estiver interessado, pode ler este artigo . ”

Existem 6 Creative Commons diferentes que você pode usar como autor. Ao clicar aqui , você pode ler um extrato da página da Creative Commons sobre suas licenças.

Apps Europeana

As tecnologias citadas neste post são novas para você? Vote..Diga-nos neste Mentimeter ( 43 04 99)  AQUI

Fonte:  Europeana

cenario-de-atividade-4

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *