Faça seu cenário de atividade

cenario-de-atividade-3
Como fazer um cenário de atividade?

O cenário de aprendizagem é dividido nas seguintes seções:
1-Título
2-Nome do (s) autor (es)
3-Seção para definir a licença do seu trabalho *
4-Sujeito
5-Tópico
6-Seção para definir como a lição se encaixará no currículo
7-Objetivo da lição
8-Tendências
9-Materiais de ensino e ferramentas
10-Habilidades do século 21
11-atividades
12-Avaliação
13-Licenças

Veja  AQUI um exemplo de layout.

O European Union Matters é um cenário de aprendizagem criado por Rafael Climent que explica a União Europeia aos alunos e aproxima-o do seu dia-a-dia. É um ótimo exemplo de aprendizado centrado no aluno, colaborativo e baseado em nuvem.

Se o seu cenário de aprendizado  atende a todos os critérios e se você deseja compartilhá-lo com outros professores, você terá a chance de publicá-lo no repositório do FCL (Laboratório da Sala de Aula do Futuro) !

realidade-aumentadaA avaliação pode ser realizada com diferentes ferramentas, incluindo as digitais, como Kahoot , Socrative , Plickers ou Quizziz , que oferecem uma plataforma para dar feedback valioso aos participantes.

Outra forma inovadora de avaliar os alunos é a avaliação por pares, uma técnica de aprendizagem colaborativa em que os alunos avaliam o trabalho dos colegas e é avaliado pelos colegas. As ferramentas digitais podem ajudar a mudar a avaliação de forma colaborativa. Aqui estão alguns exemplos de ferramentas gratuitas que os professores podem usar em suas salas de aula para criar portfólios de aprendizado digital com seus alunos: Padlet , Evernote , Kidblog . Mas pode ser qualquer outra tecnologia que tenha uma plataforma compartilhada, tornando-a acessível para que todos possam contribuir.

Você  também pode trabalhar com a técnica da pirâmide discursiva.

Depois o  grupo pode criar  uma apresentação sobre seu trabalho no Emaze e apresenta seu trabalho em sala de aula. Você pode usar o Tricider para compartilhar o folheto de cada grupo para ser comentado, e o feedback do aluno pode ser obtido usando Mentimeter  podem ser usados ​​para avaliar o conhecimento após cada apresentação.

Fazer artes com amigos
Online Assessment Awareness
Edulastic
QuizAlize
Quiz Hub

Realidade Aumentada – exemplo de atividade com tecnologias

realidade-aumentada2Apresentar  sons de pássaros, um tópico interessante para seus alunos.  Durante esta lição, os alunos aprendem sobre diferentes espécies de pássaros, e também sobre como podem ser protegidos da extinção. Eles também aprendem como criar um pôster com realidade aumentada (AR). Usando o software LAYAR ou ROAR , é possível imprimir imagens habilitadas para AR.

O professor começa a aula com uma demonstração de realidade aumentada. Por exemplo, os alunos podem ser solicitados a desenhar um pássaro, que pode então ser animado usando o Quiver Vision . Os alunos então fazem pesquisas sobre o conjunto de cantos de pássaros e encontram fotos e informações sobre eles. As fotos são então combinadas com os sons dos pássaros e preparadas para AR. Os cartazes acabados podem então ser avaliados através de votos de pares, usando Kahoot .

Para ter uma idéia de como pode ser a saída desse cenário, você pode conferir o aplicativo Birdie Memory , desenvolvido pelos parceiros da Europeana.

O Europeana Collections é a biblioteca digital, museu, galeria e arquivo da Europa que fornece acesso on-line a um vasto acervo de material do patrimônio cultural de toda a Europa. Através desta plataforma multilíngue, indivíduos e profissionais podem descobrir, pesquisar, compartilhar e aproveitar a riqueza de recursos culturais digitais da Europa, como livros, fotos, pinturas, transmissões de televisão e objetos 3D.

Cenário de atividade: sobre licenças

O Creative Commons foi criado para que os autores (também chamados de licenciadores) concedam permissões de direitos autorais ao seu trabalho criativo e forneçam aos receptores uma maneira padronizada de saber o que os autores desejam com relação ao uso de seu material.
“Fato curioso: se um produto é feito por natureza, ele não tem direitos autorais, por exemplo, a forma ou uma rocha corroída pelo vento. No entanto, em 2011 houve uma batalha legal nos EUA para saber se as fotos tiradas por um macaco usando uma câmera eram de código aberto, ou se os humanos que colocaram a câmera lá têm os direitos autorais. Se você estiver interessado, pode ler este artigo . ”

Existem 6 Creative Commons diferentes que você pode usar como autor. Ao clicar aqui , você pode ler um extrato da página da Creative Commons sobre suas licenças.

Apps Europeana

Fonte:  Europeana

cenario-de-atividade-4

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *