III Imagine – IFRO- ( Rondônia) 2016

IMG_8913

III Imagine -Encontro Internacional dos Professores de Línguas Estrangeiras do IFRO ( Instituto Federal de Rondônia

IMG_8987

O III IMAGINE – ENCONTRO INTERNACIONAL DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO IFRO tem como tema “Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas Estrangeiras”. O objetivo é promover o intercâmbio de boas práticas de ensino de línguas estrangeiras em relação ao uso das tecnologias aplicadas ao ensino de línguas, tendo como base a realidade de nossa região e os novos contextos das relações sociais, especialmente no que tange à inovação tecnológica e à internacionalização da Educação. O evento pretende responder à demanda de qualificação dos professores de LE do Instituto Federal de Rondônia, além da necessidade de intercâmbio de boas práticas de ensino e uso das novas tecnologias para desenvolver aulas em sintonia com os contextos atuais do século XXI. Inscrições para a programação do III Imagine, que ocorrerá no dia 1º de setembro (manhã), e 2 de setembro (manhã e tarde).

Porto Velho – Rondônia – Brasil 

IMG_8858

IMG_8801

 Primeiro dia: 01-09-2016

1-Palestra Content and Language Integrated Learning (CLIL): breaking down borders for sustainable teacher, support staff and student development. – Brian Joyce (HAMK University of Applied Sciences).

IMG_8919

2-Miniconferências Tema geral:Tendências no ensino de línguas e literaturas no mundo 

- Luciana Pitwak: O Ensino de Língua Espanhola no Estado de Rondônia

IMG_8951

– Andréia de Fátima Pinsan: O uso das tecnologias eletrônicas bem como o uso da internet como uma tendência para o ensino de LEM dentro das concepções pós-estruturalistas.

IMG_8953

– Sheylla Chediak: As tecnologias e o ensino de línguas para o século XXI

IMG_8964

– Ricardo Virhuez: El castellano amazónico del Perú y su influencia en la literatura.

IMG_8968

Coffeebreak

IMG_8943

IMG_8942

IMG_8944

IMG_8946

Segundo dia: 02-09-2016

Palestra (auditório) Cenários de aprendizagens inovadores para o ensino de línguas aproveitando o potencial das tecnologias móveis e dos recursos educacionais abertos: teoria e prática. – Giselda dos Santos Costa (IFPI)

IMG_9015

O relatório do Conselho Americano para o Ensino de Línguas Estrangeiras (ACTFL, 2010), afirma que os professores são facilitadores, guias, integradores, pesquisadores, orquestradores e designers de cenários para melhorar a aprendizagem dos alunos. O mesmo também destacou o desenvolvimento de habilidades do século 21, tais como a criatividade, a inovação, o pensamento crítico, iniciativa, colaboração, comunicação, flexibilidade, liderança, etc., no campo do ensino da língua estrangeira. As diretrizes pontuadas no referido relatório contribuíram, sobremaneira, para a construção dessa comunicação, pois observamos a necessidade de conhecermos exemplos de atividades que possam envolver os alunos em explorar questões do mundo real e resolver problemas autênticos, usando ferramentas e recursos digitais….( e assim começou a minha fala…..)

IMG_9089

Slide da minha apresentação

2

1

Oficinas (salas): manhã 

- Elisangela Schuindt, Dinalva Barbosa e Ariádne Joseane Felix Quintela: As especificidades do ensino de línguas na modalidade EAD.

- Greissi Cristina Sousa: E-learning: A aquisição da Língua Inglesa relacionada ao uso das tecnologias

- Giselda Costa: Mobile Learning: diferentes abordagens utilizando as tecnologias móveis para projetar novas oportunidades de aprendizagem.

IMG_9096

Slide do meu workshop

workshop

Oficinas (salas): tarde

– Rosane Salete Sasset: Práticas Integradoras para o Ensino de Língua Espanhola no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

- Sheylla Chediak e Brian Joyce: Content and Language Integrated Learning (CLIL)

IMG_9131

IMG_9117

- Ricardo Virhuez – Las tradiciones orales y la recopilación literaria. Técnicas y recursos.

Mesa redonda (auditório) Tema geral: Tecnologias aplicadas ao ensino de línguas

IMG_9167

- Odete Burgeile: Perspectivas das novas tecnologias em educação

- Marcelo Leal Lima: Impacto das novas tecnologias aplicadas ao ensino de línguas

- Maria Helena Ferrari: Ensino de línguas mediado pelas tecnologias: um projeto que dá certo.

IMG_9164

- Elton Emanuel Brito Cavalcante: Mídias tradicionais e modernas no processo de ensino e aprendizagem: como e quando usá-los?

Parabéns!

Galeria de fotos do encontro

III Imagine - IFRO-2016

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *