Intertextualidade: um fenômeno textual

2

Intertextualidade

A intertextualidade refere-se às formas interdependentes pelas quais os textos se relacionam entre si (assim como com a cultura em geral) para produzir significado. De muitas maneiras, a literatura pode ser interconectada intertextualmente, de propósito ou não. Lembre-se: todo texto (no sentido mais amplo) é intertextual.
Isso se refere a qualquer situação em que uma parte de uma mídia não faria sentido sem assistir outra anteriormente onde o evento ou referência foi criado.
Exemplos óbvios de intertextualidade podem ser encontrados no seguinte texto:

intertextalidade

Baseado na Mona Lisa de Leonardo da Vinci, este é um bom exemplo de intertextualidade. Esta obra de arte está misturando a Mona Lisa com vários outros textos. É necessário que o público tenha visto os outros textos para que esse texto faça sentido.

Ao longo do filme Shrek, existem inúmeras referências à intertextualidade bastante contadas.

video

Veja o vídeo AQUI

Origem

Uma ideia central da teoria literária e cultural contemporânea, a intertextualidade tem suas origens na linguística do século XX , particularmente na obra do linguista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913). O termo em si foi cunhado pela filósofa e psicanalista búlgara-francesa Julia Kristeva na década de 1960.

Função da Intertextualidade

2de31e16728bedb67e2700d489fb32daA maioria dos escritores empresta ideias de obras anteriores para dar uma camada de significado às suas próprias obras. De fato, quando os leitores leem o novo texto refletindo sobre outra obra literária, todas as suposições, efeitos e ideias relacionados do outro texto lhes conferem um significado diferente e mudam a técnica de interpretação da peça original. Como os leitores influenciam outros textos e, ao lerem novos textos, vasculham arquivos, esse dispositivo lhes dá relevância e esclarece sua compreensão dos novos textos. Para os escritores, a intertextualidade lhes permite abrir novas perspectivas e possibilidades para construir suas histórias. Assim, os escritores podem explorar uma ideologia específica em sua narrativa discutindo a retórica recente no texto original.

Exemplos e observações

simpsonsbeatles“Intertextualidade parece um termo tão útil porque enfatiza noções de relacionalidade, interconectividade e interdependência na vida cultural moderna. Na época pós-moderna, os teóricos afirmam com frequência que não é mais possível falar em originalidade ou singularidade do objeto artístico. uma pintura ou romance, já que todo objeto artístico é tão claramente montado a partir de pedaços de arte já existente “.
(Graham Allen, Intertextualidade . Routledge, 2000)

Concluindo

A intertextualidade é mais comum do que você pensa. Ela ajuda a adicionar um significado mais profundo e subjacente ao texto. Também pode ser usado para expressar um sentimento ou estilo familiar ao público, com base no que eles experimentaram anteriormente.

intertextualidade

Fonte:

Link 1

Link 2

Link 3

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *