Kahoot!: um gameshow em sala de aula

Kahoot!: transforma a sua aula em um gameshow

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula.  É  plataforma de criação de questionário, pesquisa e quizzes que foi criado em 2013,  baseado em jogos com perguntas de múltipla escolha, que permite aos educadores e estudantes investigar, criar, colaborar e compartilhar conhecimentos e funciona em qualquer dispositivo  tecnológico conectado a Internet. Kahoot! é uma ferramenta de avaliação gratuita na Web, que permite o uso de quizzes na sala de aula, e ajuda a ativar e envolver os alunos em discussões.

1O professor pode usar Kahoot! de muitas maneiras, tudo vai depender dos  seus objetivos educacionais. É uma boa ferramenta para discussão onde os alunos podem votar por exemplo, questões éticas de forma anônima. Também é uma  ferramenta para resumir um tópico de uma forma divertida, interativa e envolvente. Outra maneira de usar Kahoot! é para investigar os conhecimentos dos alunos sobre  conteúdos abordados em sala de aula.

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Quiz é o tipo mais comum de Kahoot!. É abordagem baseada em jogos. Não há limite para o número de perguntas nos quizzes. Cada questão pode ter uma imagem associada ou vídeo, e duas a quatro respostas de múltipla escolha. Deve haver pelo menos uma resposta correta, e o prazo para cada pergunta pode ser definido individualmente a partir de 5 segundos a 2 minutos. Além de ser uma ótima maneira de envolver e se concentrar uma sala de aula, os quizzes podem ser utilizados para avaliar formativamente o conhecimento de cada indivíduo na sala. Eles podem ser usados para acompanhar o progresso dos estudantes ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Kahoot! é um exemplo de uma avaliação formativa

9Kahoot! é um exemplo de uma avaliação formativa, ou seja, refere-se a uma ampla variedade de métodos que os professores usam para realizar avaliações em processo de compreensão do desenvolvimento do aluno, as necessidades de aprendizagem e progresso acadêmico durante uma aula, unidade, ou curso. Avaliações formativas ajudam os professores a identificar os conceitos que os estudantes estão lutando para entender, as competências que estão tendo dificuldade em adquirir, ou padrões de aprendizagem que ainda não alcançaram a fim de que os ajustes podem ser feitos para aulas, técnicas de instrução e apoio acadêmico.

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

Dentre as características desta plataforma estão: 1-Possui apps que aliam a vertente do jogo à aprendizagem, 2-Uso 100% da Internet, 3-O professor pode determinar o tempo de resolução de cada questão. 4-O professor acompanha a atividade no datashow em que é mostrado o desempenho dos alunos. 5-O professor pode fazer o download dos resultados em uma planilha excel.

As perguntas são apresentadas no datashow e os alunos respondem em seu celular, tablet, notebook ou no computador da escola, mas sempre motivados para responder corretamente e marcar mais pontos. Quanto mais rápido alguém responder a uma pergunta correta, mais pontos recebem. Os cinco melhores na pontuação são exibidos na tabela de classificação e o vencedor é apontado no final do jogo.

 Kahoot! no  laboratório do IFPI – Campus Teresina Zona Sul

10Estamos compartilhando uma prática de sala de aula que  utilizamos  o Kahoot! como recurso didático que pode favoreceu a construção do conhecimento em uma atmosfera motivacional e  incrementou o desempenho conceitual, procedimental e atitudinal dos estudantes em situações de difícil aprendizagem e com turmas com alunos com deficiência auditiva.  Não temos nenhuma  receita pronta e fechada de ensino, mas estamos dando sugestões ou alternativas pedagógicas que podem e devem ser aprimoradas e adaptadas dependendo da realidade de cada professor e de cada sala de aula.

Kahoot! uma ferramenta em sala de aula

11Com o Kahoot! os alunos tiveram  a oportunidade de aprender enquanto se divertia. Os alunos se sentiram encorajados porque eles estão jogando , e não simplesmente marcando um quiz no caderno. Os jogos da plataforma  garantiu  100% de envolvimento, transformando a sala de aula em um gameshow; combinando jogos, facilidade de utilização e tecnologia móvel, criando uma experiência social encantadora que deixou todos  dominado e absorvido no assunto.

12No momento,  os alunos  estão  trabalhando  para criar os seus próprios quizzes sobre  temas diversos da língua inglesa, fazendo pesquisas e aprendendo mais sobre o assunto. Uma vez que os alunos criam seu próprio Kahoot!, eles ampliam suas habilidades de liderança. Através dos quizzes, os professores são capazes de avaliar o conhecimento do aluno do tópico em questão através da qualidade das perguntas e seleções das respostas.

Site do Kahoot! -https://getkahoot.com/

Link para o aluno jogar – https://kahoot.it/#/

——————————————————–

Você pode  citar este artigo:

SANTOS COSTA,G. Kahoot!: um gameshow em sala de aula. 2016. Disponível em: <http://www.giseldacosta.com/wordpress/kahoot-um-gameshow-em-sala-de-aula>. Acessado em…….

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *