Melhorar o pensamento crítico através do texto multimodal

Pensamento crítico & Letramento visual

25

Trata-se da apresentação de uma atividade visual multimodal  a partir da exploração do videoclipe chamado Pretty Hurts (A beleza dolorida, em tradução livre). Essa atividade teve como objetivo mostrar não só os benefícios de decomposição comunicações visuais nas abordagens multimodais para aprendizagem de línguas, mas também estruturas que podem ser aplicadas nas salas de língua estrangeira para ensinar a alunos uma forma de codificar e decodificar os artefatos de sua própria cultura com ajuda da tecnologia móvel.

Pretty Hurts é uma canção da cantora norte-americana Beyoncé que aborda um problema bastante enfrentado pelas mulheres nos dias atuais: a pressão por se manterem sempre nos padrões de beleza imposta pela mídia, tornando-se reféns dos produtos e serviços que divulgam. Para representar esse problema social, o vídeo tem seu enredo num concurso de beleza onde todas as garotas buscam, por diversos modos, ganhar a premiação. Bulimia, abuso das drogas e uso indiscriminado de métodos cirúrgicos são cada vez mais constantes nesse duro sacrifício pelo prazer puramente material e estético

O “crítico”, neste trabalho, passa a ser visto não apenas como “análise fundamentada”, mas como uma análise procurando descobrir os interesses sociais e políticos na produção das imagens e recepção em relação aos efeitos sociais, culturais, de poder e dominação no contexto de vida dos alunos.

Atividade:

1- Com base não que você sabe, liste três coisas que você pode inferir a partir desta

imagem.

1

2 Como você interpreta esta imagem?

2

3. O que está acontecendo nesta imagem?

3

4. O que é que esta imagem significa para você?

8

Questão 5 que você enfrenta em relação a essa imagem?

5

6- Que tipo de comparação de igualdade está disponível? Explique uma metáfora.

6

As análises das respostas dessa atividade não têm por objetivo aprovar ou reprovar, considerar correta ou errada a resposta do aluno/participante, mas fornecer-lhe feedback sobre seu senso crítico. A aquisição da criticidade é importante nesse tipo de atividade, pois os professores não podem dar a interpretação “correta” de um elemento específico visual, e sim estimular a visão crítica para que eles possam construir e explanar seus pontos de vista

27

No caso deste estudo, fizemos uso de práticas ‘localizantes’ em nosso fazer pedagógico quanto às atividades de letramento visual crítico com este videoclipe. Usamos tópicos interessantes sobre questões globais que também se aproximam do saber local das realidadades dos alunos para ensinar a ouvir, falar, ler, escrever e ver.

O videoclipe tem um impacto sobre a motivação e interesse dos alunos. Ele é uma excelente ferramenta para a demonstração do significado e sentido das cenas cotidianas da cultura alvo. Este efeito foi amplificado com a combinação de sons e imagens, por vezes, o texto verbal (sob a forma de legendas) em conjunto com informações socioculturais sobre os hábitos, tradições, cultura. Reforçamos a importância de o professor ter conhecimento de que os diferentes modos de imagem, som e movimento podem influenciar ou não a maneira como o significado se constrói.  E tal significado é construído ao longo da sequência de clipes ou imagens justapostas. Não podemos esquecer que cada indivíduo tem uma forma única de ver o mundo. A imagem visual é mais uma ferramenta para ganhar a compreensão do mundo social.

24

O letramento visual pode ser ensinado?

James Sturm, co-fundador do Center for Cartoon Studies, diz que é apenas uma questão de tempo até que mais universidades tenham programas de letramento visual. veja o vídeo em inglês.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *