Mobile Learning: transformando a educação através da tecnologia móvel

Mobile Learning: transformando a educação através da tecnologia móvel

Mobile Learning: transformando a educação através da tecnologia móvel

Mobile Learning está transformando a educação através da tecnologia móvel. Este fenômeno  é conceituado de maneiras diferentes, mas, essencialmente, todas as definições em nossa literatura, consideram o trabalho com dispositivos móveis e a ocorrência de aprendizagem. Segundo Santos Costa (2013), M-learning é uma modalidade de ensino contextual que favorece novos tipos de comportamentos resultantes da interação sociocultural dos indivíduos e da convergência dos aspectos de usabilidade dos dispositivos móveis que permitem um fluxo de microconteúdos, possibilitando uma real aprendizagem continuada entre os episódios de aprendizagem formal, não-formal e informal.

Mobile Learning - IFPI

As atividades de aprendizagem com o dispositivo são acessíveis aos alunos 24 horas por dia, 7 dias por semana (24/7), o que lhes permite acessos de interesses pessoais associados com a aprendizagem. Os alunos se beneficiam da flexibilidade do horário e do local para estudar, da comodidade de usar um dispositivo que já possuem e com aplicativos que já conhecem. Os dispositivos pessoais encorajam a integração da educação na escola e fora dela, dando origem a um novo sentido de espaços de aprendizagem.

Mobile learning: a tecnologia  móvel transformando ensino-aprendizagem

Segundo os estudos de Santos Costa (2013), trazer a tecnologia dos alunos para escola tem crescido em popularidade, mas também trouxe alguns desafios, principalmente com a infraestrutura das salas de aula das escolas públicas brasileiras.

      Mobile Learning- IFPI           Mobile Learning-IFPI

A pesquisadora observou, durante a pesquisa, que as salas, em termos de capacidade elétrica, tinham fontes de energia insuficientes para os alunos carregarem as baterias dos dispositivos, tendo em vista que os alunos levavam dois ou mais dispositivos e usavam simultaneamente.

Mobile learning: empoderando  professores e alunos

Mobile Learning: transformando a educação através da tecnologia móvel

Mobile learning- IFPI

Outra agravante é o sistema de segurança fora da escola e da escola, seus funcionários ou empregados, não se responsabilizam pelo furto ou dano de qualquer dispositivo no campus e há muitos assaltos e roubos no trajeto casa-escola  levando os alunos a ficar mais inseguros.

Apesar destes obstáculos, m-learning é visto como a chave para a aprendizagem futura. Podemos citar como exemplos, o plano americano “Future Ready Learning: Reimagining the Role of Technology in Education” que assegura a equidade do acesso a experiências de aprendizagem transformacional permitida pela tecnologia. Nesse documento m-learning está no centro do debate. Os autores veem o potencial das tecnologias móveis como sem limites, sem fronteiras, e instantâneo.

Mobile learning - unesco 2016

A UNESCO realizou a sexta Mobile Learning Week de 07 a 11 de março de 2016 na sua sede em Paris, França. O evento teve como objetivo explorar como as tecnologias móveis podem ser aproveitadas – em diferentes contextos e para diferentes grupos – para melhorar a qualidade da educação, agora e no futuro. O tema do encontro foi “Inovar para a qualidade”.

Mobile learning:  a tecnologia móvel mudando o modo de aprender

Mobile learning- IFPICremos que o designer no campo do m-learning, atualmente, é desafiador para os professores  que idealizam trabalhar pedagogicamente com os celulares dos alunos. Como afirma Brown (1980), para qualquer mudança educativa, os professores são os fatores cruciais, pois eles são mentores e executores das novas ideias. Suas contribuições e participação no processo de inovação são essenciais. Sem a sua vontade, compreensão, cooperação, participação e dignidade comunicativa, não  haverá alteração no processo ensino-aprendizagem.

……………………………

Exemplos de algumas possibilidades de melhorar as fontes de energia em sala de aula sem muito recurso.

  1  2

3    5

………………………………………

Mobile Learning: transformando a educação através da tecnologia móvel

Você pode  citar este artigo:

SANTOS COSTA,G. Mobile Learning: transformando a educação através da tecnologia móvel . 2016. Disponível em: <http://www.giseldacosta.com/wordpress/mobile-learning-transformando-a-educacao-atraves-da-tecnologia-movel/>. Acessado em…….

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *