A necessidade do letramento visual em sala de línguas

A necessidade do letramento crítico visual em  sala de aula de línguas

download-1

Bem antes do século 21, fomos inundados com mensagens visuais de todos os tipos em uma ampla variedade de mídias, tanto em espaços públicos e privados. A capacidade de decodificar expressões visuais e considerá-las criticamente tem tornar-se uma habilidade essencial para pesquisadores e professores em educação linguística. Já é hora desta habilidade ser passada para os alunos como uma poderosa ferramenta de aprendizado no desenvolvimento do pensamento criativo, crítico e independente.

O termo “letramento visual” se originou de uma variedade de disciplinas, com muitas definições conflitantes . De acordo com Hortin ( 1994), as disciplinas como arte, educação, inglês, linguística, filosofia e psicologia contribuíram para o nosso conhecimento e compreensão do letramento visual

Videoclipes  para análise

 

1-Ariana Grande, Social House – boyfriend

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

 

 Referências 

Hortin, John. A. Theoretical Foundations of Visual Learning. In Visual Literacy: A Spectrum of Visual Learning, edited by David M. Moore and Francis M. Dwyer, 5-29. Englewood Cliffs: Educational Technology Publications, 1994.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *