Programa: Letramentos e Práticas multimodais

mestrdo-uespiUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI
PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS
DISCIPLINA: LETRAMENTO E PRÁTICAS MULTIMODAIS
PROFA. GISELDA DOS SANTOS COSTA
E-MAIL: giseldacostas@hotmail.com
2020.1

Hasteng da disciplina no Twitter é: #letramentocriticovisual

Hasteng do Projeto no Twitter é: #letramentositinerante

Hasteng do mestrado no Twitter: #mestradoacademicouespi – #mestradoemletrasuespi

Fazer o download do programa em pdf – AQUI

qr-code-curso

PROGRAMA

EMENTA

Nesta disciplina abordaremos os elementos dos textos multimodais (nas formas impressa, visual, auditiva, estática e móvel) e a maneira como os textos multimodais podem ser interpretados. Iremos examina as teorias, processos e estratégias de letramentos/multimodalidade. Discutiremos o uso de diferentes tipos de mídia e modos de comunicação afeta o uso da linguagem e a construção de identidades sociais, relacionamentos e práticas sociais.

RESULTADOS/OBJETIVOS

-Construir um portfólio individual e uma  newsletter que demonstre a capacidade de desenvolver, implementar e avaliar modelos de letramentos críticos multimodais , conforme esperado no curso;
-Desenvolver habilidades de leitura e composição em várias mídias;
-Demonstrar a capacidade de analisar retoricamente textos multimodais;
-Demonstrar envolvimento no processo de redação e revisão de textos multimodais;
-Demonstrar habilidades de colaboração por meio de trabalho em pequenos grupos, revisão por pares e apresentações;
-Demonstrar um entendimento do Creative Commons e como usar imagem online;
-Desenvolver uma postura crítica e reflexiva esperada dos especialistas em letramentos por meio de experiências relevantes de aprendizado;
-Avaliar os princípios, teorias, valores e pesquisas relevantes sobre letramentos crítico multimodal;
-Demonstrar uma compreensão dos fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam a aquisição e o desenvolvimento do letramento;
-Participar de um ambiente de aprendizado que promova a criatividade, a agência e a auto-reflexão;
-Desenvolver um workshop para professores de uma escola pública.

CONTEÚDOS

1-Pragmática: Atos de fala/ máximas conversacionais
2-Affordance
3-Integração conceitual
4-Audiência
5-Contexto
6-Agência
7-Semiótica
8-Letramentos /multiletramentos ( visual-digital)
9-Multimodalidade
10-Análise de textos multimodais: imagens/vídeos/ Imagens & escrita

Metodologia

-Durante as aulas, serão conduzidas seções de leitura e discussão de textos, apresentações de seminários e produção de textos  individualmente e em grupo.

-Fazer um Portfólio / Blog/ Site

Você desenvolverá bloco de anotações online que inclui  observações, comparações de conceitos e teorias, artigos, imagens etc que aprenderemos ao longo do semestre. A escrita vai oferecer um lugar para você compartilhar seus pensamentos, frustrações e sucessos. Você poderá fornecer links, fontes ou imagens uteis para seus colegas de classe.  Seus posts  serão compartilhado e seus colegas irão responder  ou comentar.

Veja o blog  da disciplina

-Construir uma Newsletter para a disciplina/ curso/projeto

Alguns site de newsletter online e grátis

MailChimp / Flashisuue / Vários modelos gratuitos

Aparelhos Eletrônicos – O uso de dispositivos eletrônicos durante as aulas é bem-vindo e incentivado, se as atividades estiverem relacionadas intencionalmente às atividades do curso. Por favor coloque “mudo” seu dispositivos durante a aula, para não incomodar os outros. Atenda apenas telefones durante a aula  em emergências.

Algumas tecnologias que podemos usar:
Criar uma apresentação sobre seu trabalho no Emaze e apresente seu trabalho em sala de aula. O Tricider para compartilhar o folheto de cada grupo para ser comentado; o feedback pode ser obtido usando Mentimeter podem ser usados ​​para avaliar o conhecimento após cada apresentação. O zoom permite que você se conecte com os alunos usando uma plataforma de videoconferência interativa.  O WIX é um construtor de sites online gratuito. O Spark você pode transforme suas ideias em histórias visuais. O Playposit é gratuito e funciona em todos os principais navegadores de internet.  Ele permite que você crie aulas de vídeo interativas usando qualquer vídeo. O Off2Class é um site que oferece materiais didáticos prontos na forma de um conjunto de slides. O Satori para ser usado em ordem cronológica.

Veja mais ferramentas  aquiaquiaqui 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO

Tópicos semanal  Datas Leituras
1-PragmáticaSpeech Acts in Linguistics

A a teoria dos atos da fala pode ser estendida e desenvolvida com sucesso para explicar a natureza comunicativa e os processos de imagens e outros fenômenos visuais.

12/03 -Apresentação da disciplina e plano da produção do portfólio /newsletter/ workshop (dentro do projeto “Letramentos Itinerante”).—– Enviar o link dos portfólios formulário —– Padlet1 —- Padlet2 — Padlet3 —- Habilidades Pragmáticas —– SANTOS COSTA, Giselda dos. O Livro Didático de Inglês: Usos de Intensificadores em Diálogo. Dissertação de Mestrado em Linguístico – Orientador: Prof. Doutor. Francisco Gomes de Matos.UFPE-2002.—— Capítulo 1 -Fundamentação teórica —— Capítulo 3 -Diálogo didático de inglês à luz da pragmática—-Podcasting atividades à luz das reflexões linguísticas —— Generos textuais em sala de línguas——Perguntas/escrita para o portfólio: O que é uma leitura diegética? (leitura escrevente ou hermenêutica diegética)
2- Práticas reflexivas 19/03  – Como utilizar imagens da internet?—- Criar um meme ( site – sugestão)
3-Affordance/Agência 26/03 SANTOS COSTA, Giselda dos. ( 2013). MOBILE LEARNING: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino – aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola públicaTese de doutorado – UFPE.—–Affordance – Pagína 11 ( da tese)—- Agência – Página 19 ( da tese) —– Será que nossos alunos têm agência? —– Agência e audiência: o poder na comunicação —- Perguntas/escrita para o portfólio: Explicar a retórica de Aristóteles – (veja exemplos aqui – aqui – aqui ).
4- Práticas reflexivas 02/04 Convite Confirmado: Profa. Dra. Adriana Coutinho – Falar e exemplificar ( com imagens) os elementos da situação retórica de Aristóteles  e como esses elementos empoderam as FakeNews.
5-Semiótica/ Letramento/Letramento Visual – Letramento Visual Crítico- 09/04 O que é letramento visual —-Ler fotografias —- Anúncio: explorando imagens —–Quadrinho e desenho animado —–Vídeo: Letramento Visual Crítico – Profa. Sâmia Carvalho- UFCE.—–Vídeo – Semiótica Para Todos (o que é semiótica).—–Vídeo – Semiótica– Ícone, Índice e símbolo descomplicados –  Prof. Rômulo – UFRO—–Slide: Letramento Visual —– Texto em inglês: Ensinando Textos Visuais  —–Texto em Português:Letramento visual: da web ao celular --Perguntas/escrita para o portfólio: O que é metalinguagem e qual a diferença entre intertextualidade e metalinguagem ( dê exemplos- com imagens).
6- Práticas reflexivas 16/04

Atividade critica com vídeoclip – Link —– Trabalho em grupo: Apresentar o quadro de metalinguagem ( imagem & Texto ) – (LSF, Halliday (1978) —– Gramática  Visual – Kress, G. & van Leeuwen, T( 1996) ( aquiaquiaqui—- O’Toole’s ( 1994) —– Unswarth (2006) —– Giselda apresenta Lim-Fei & Tan ( 2017). 

7-Introdução a multimodalidade 23/04 -Vídeo: Leitura Multimodal - Prof. William Cereja–— Vídeo: Paisagens semióticas e multiletramento - Profa. Ana Lúcia S. Souza – UFBA—– Perguntas/escrita para o portfólio: ?????
8. Multimodalidade 30/04 - Vídeo: Pedagogia dos Multiletramentos – Parte1- Profa. Roxane Rojo- Unicamp —–Vídeo : Pedagogia dos Multiletramentos – Parte2- Profa. Roxane Rojo – Unicamp
9-Práticas reflexivas 07/05 Apresentar o planejamento do workshop ( tópicos/equipe/ divulgação/ convites.. etc.
10- Multimodalidade/ 14/05 -Vídeo: Língua Portuguesa:  Multiletramento: multiculturalismo e multimodalidade —-- Perguntas/escrita para o portfólio: ???????
11- Práticas Reflexivas – Convidados 21/05  Convidar – ? ( ainda em negociação)
12- Análise de textos multimodais 28/05 Técnicas importantes para analisar um texto visual —— Melhorar o pensamento crítico através do texto multimodal —– Construindo pensamento crítico através do letramento visual ——- Como ensinar o letramento visual? —–Letramento crítico visual no ensino de línguas—-Vídeo: Leitura Multimodal – textos tirinhas e charges
13- Workshop 04/06 Apresentar um Workshop (dentro do projeto Letramento Itinerante).—-Formulário workshop Avaliação do evento
14- Final da disciplina – Práticas Reflexivas 11/06 Os alunos participam de uma apresentação informal do tipo mesa redonda para mostrar seus portfólios e recursos.

  Avaliação

- Serão realizadas três avaliações, conforme descritas a seguir:

1. Produção de textos e análises sobre os temas e leituras das aulas  (10 pontos- Portfólio/ Newsletter);

2. Apresentação de seminários em grupos sobre pesquisas publicadas na área e produção de relatório sobre a leitura do texto (10 pontos) Avaliação em pares.

3. Workshop para a comunidade ( projeto Letramentos Itinerante) (10 pontos).

Será aprovado(a) o(a) aluno(a) que obtiver média 7,0 (sete) nas 3 avaliações e frequência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.

-Avaliação por pares: técnica de aprendizagem colaborativa

Os modelos de avaliação por pares:

Avaliação por pares 1

Avaliação por pares 2

Projeto

-Letramento Itinerante

Bibliografia  particular

-Trabalho de conclusão de curso – inglês ( EAD- UESPI)
-Vídeo: Normas ABNT para pesquisa em Letras
-Gêneros textuais em sala de línguas
-Padlet: cenários de aprendizagem em sala de inglês
-A linguística aplicada no contexto da tecnologia móvel
-Meus e-books
-Videoaulas de linguística & literatura online
-Faça seu cenário de aprendizagem

Giselda CostaPublicações

33Este não é um curso em que eu lhe darei todas as respostas . Estou aqui como um guia, não um doador de conhecimento. Provavelmente, não saberei a resposta para todas as suas perguntas técnicas, por isso será sua responsabilidade pedir ajuda a outras pessoas,  seus colegas de classe, bibliotecários, outros professores etc. Vamos aprender juntos. Meu objetivo pessoal é que este curso possa ajudar  não apenas a aprender sobre ferramentas digitais, como compor um texto multimodal e como analisar novas mídias, mas também a aprender como resolver problemas de forma independente. Dito isto, fique à vontade para fazer perguntas, mas não se surpreenda se todos descobrirmos a resposta juntos!

BIBLIOGRAFIA GERAL

AUSTIN,J. How to Do Things with Words. Clarendon Press.1962
Australian Curriculum Assessment and Reporting Authority. 2019. Australian Curriculum: English. Disponivel em: https://www.australiancurriculum.edu.au/. Acesso em 04 jan.2019.
BAROUTSIS, A., TOWERS, C. Makerspaces: Inspiring writing in young children. Practical Literacy, 22(3), 32-34. 2017.
BATEMAN, et al. Multimodality: Foundations, Research and Analysis A Problem-Oriented Introduction, Walter de Gruyter, Berlin and Boston. 2017.
BATEMAN, J.A. Position Paper on Argument and Multimodality. Untangling the Connections. International Review of Pragmatics 10 , 294–308. 2018.
BODÉN, U., STENLIDEN, L. Emerging Visual Literacy through Enactments by Visual Analytics and Students. Designs for Learning, 11(1), 40–51. 2019. DOI: http://doi.org/10.16993/dfl.108.
BARTON, G.M., UNSWORTH, L. Music, multiliteracies and multimodality: Exploring the book and movie versions of Shaun Tan’s The Lost Thing. Australian Journal of Language and Literacy, 37 (1), 3–20. 2014.
KĘDRA,J.,ŽAKEVIČIŪTĖ,R .Visual literacy practices in higher education: what, why and how?, Journal of Visual Literacy, 38:1-2, 1-7, 2019. DOI: 10.1080/1051144X.2019.1580438
CHAN , C., A. CHIA.Reading in the 21st Century: Understanding Multimodal Texts and Developing Multiliteracy Skills , Singapore : McGraw-Hill. 2014.
KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design (2nd ed.). London, England: Routledge. 2016.
PAINTER, C., MARTIN, J.R., UNSWORTH, L. Reading visual narratives: Image analysis of children’s picture books. UK: Equinox Publishing Ltd. 2014.
Victorian Department of Education and Training.Visual metalanguage for comprehending and composing visual meaning. 2018. Disponível em:https://www.education.vic.gov.au/school/teachers/teachingresources/discipline/english/literacy/multimodal/Pages/visualmetalanguage.aspx#link79. Acesso em: 10 dez 2019.
TSERONIS, A.,FORCEVILLE, C. Multimodal Argumentation and Rhetoric in Média Genres. Amsterdam: Benjmanins. 2018.
SANTOS COSTA, G. Mobile Learning: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino – aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. 2013. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2013.
SAVIKA, V., PRAGASIT,S. Effects of multimodal tasks on students’ critical reading ability and perceptions. Universal Journal of Educational Research 7(7): 1580-1589, 2019. DOI: 10.13189/ujer.2019.070712
STÖCKL, H. Multimodality in a diachronic light tracking changes in text-image relations within the genre profile of the “MIT Technology Review. Discourse, Context & Media 20: 262–275. 2017.
UNSWORTH, L. Teaching multiliteracies across the curriculum: Changing contexts of text and image in classroom practice. Buckingham, United Kingdom: Open University Press. 2001.
WALSH, M P. Reading visual and multimodal texts :how is ‘reading’ different?. Diane Hansford. 1-14. Armidale, Australia: Australian Literacy Educators’ Association. 2005.
WILDFEUER , J.Film Discourse Interpretation: Towards a New Paradim for Multimodal Film Analysis , New York : Routledge . 2014.

Blogs:

Em memória de Gunther Kress (1940-2019)

Dr Victor Lim Fei – Academia textos

Competências do século XX

Retórica Visual – aqui – aqui

Situação retórica de Aristóteles

Retórica da imagem

Analisando imagem visual – aqui

A música como língua

Film and video: The 3Cs and 3Ss

Informes nacional e internacional sobre eventos/bolsas linguística 

Fazer comunidade Online usando o Twitter: veja o artigo – aqui – aqui – aqui – aqui – aqui

Sugestão para CONGRESSOS/ ENCONTROS ACADÊMICOS

1- ENDIS 2020 – UFPI- TERESINA
Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade
28 a 30 de abril de 2020 – Prazo para envio de resumos: de 17/01/2020 a 05/04/2020

2- O COGITE — Colóquio de Estudos sobre Gêneros e Texto
UFPI – TERESINA – 08,09 e 10 junho 2020.
Submissão de resumos: De 17/02/2020 a 05/04/2020

3-CHAMADA: DESENREDO, v. 16, n. 3, 2020
DOSSIÊ: A LINGUAGEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM  ( Nesse contexto, serão aceitos estudos: a) centrados em práticas de ensino de leitura e de escrita, de letramentos e multiletramentos, educação nas diferenças, nos contextos de in/exclusão e na escolarização; b) que tragam contribuições e reflexões críticas relacionadas à implantação da BNCC em diferentes espaços escolares; c) que discutam as problemáticas da formação docente na perspectiva das Teorias da Linguagem.
Prazo para submissão: 30/07/2020

qr-code-curso

Slide pragmática 1 encontro  -

Baixar  o aplicativo i-nigma para ler o código RQ.

Feito com Padlet

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *