projetos

FOLKTALES: CROSS-CULTURAL STORIES

19Ensinar uma língua estrangeira (LE) considerando a cultura e a leitura crítica torna-se um desafio para os professores da educação básica brasileira, e para todos os profissionais que atuam na área do ensino de LE. A interculturalidade não significa apenas transmitir valores culturais do povo que a fala, mas sim proporcionar ao aprendiz o acesso a outras culturas, outras formas de ver e pensar o mundo de forma crítica e articulando o ensino a questões sociais. Com esse projeto pretendemos redescobrir os contos de fadas e explorar a influência da cultura, da língua e da criatividade na criação de um conto popular em língua inglesa. Você pode ver o projeto completo  AQUI.

 

VET TEACHER FOR THE FUTURE II

vet logGiselda  conclui  com êxito a primeira fase do curso de formação profissional de professores para o futuro – Certificado de Desenvolvimento Profissional em Hame Universidade de Ciências Aplicadas, Escola de Formação de Professores Professional na Finlândia (HAMK PTEU) no período de 2 fevereiro – 26 junho de 2015.

A segunda fase do programa continua no Brasil até o final de dezembro de 2015. Estecnpq período será voltado para desenvolver projetos com base nos métodos educacionais adquiridos nos ambientes de aprendizagem da Finlândia. O estudo a ser desenvolvido se chama: “Design of activities for teaching language with mobile devices: theory and practice”

MOBILE CELLATSCHOOL PLUS APLICATION

logo IFPIAplicativo móvel tem um rápido crescimento entre  as tecnologias móveis. Eles ajudaram a introduzir uma nova forma de ensino e aprendizagem . Este projeto explora o uso do aplicativo  personalizado  chamado “CellatSchool PLUS“. Este estudo será realizado no sistema de ensino do Instituto Federal do Piauí – Teresina Zona Sul Campus, Brasil.

O projeto é dedicado à aprendizagem de línguas. O aplicativo  CellatSchool PLUS  funciona em  dispositivos10 móveis do sistema operacional Android e permite que os alunos estejam conectado  com suas atividades  e é de  fácil acesso aos materiais do curso. É uma poderosas ferramentas que podemos usar para não só empoderar, mas para inspirar nossos alunos. Galeria de fotos do projeto.

O Aplicativo CellatSchool PLUS: Mudando Aprendizagens, Mudando Vidas.

DESENVOLVENDO O PENSAMENTO CRÍTICO NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS

pensamento criticoComo podem os professores de língua contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos seus alunos? Como o letramento visual pode ser ensinado a desenvolver habilidades de pensamento crítico?
A pesquisa tem como objetivo principal construir design de atividades visuais críticos utilizando videoclipe como texto multimodal, para alunos do ensino médio, explorando tópicos interessantes, sobre questões globais que também se aproximam do saber local das realidades dos alunos. Os designs de atividades irão procurar identificar qual a melhor maneira de proporcionar o letramento crítico visual, como uma das mais importantes habilidades do século 21, de uma forma que permita aos alunos a capacidade de realmente aprender que as imagens visuais de todos os tipos são cada vez mais utilizadas para representar significados, ideias e sentimentos, muitas vezes em combinações complexas e orquestradas com palavras, sons e movimentos. Acreditamos que imagens multimodais servem como veículo para incentivar o pensamento crítico. Os vídeos e suas histórias servem como catalisadores para ensinar os alunos a analisar, sintetizar, comunicar na língua-alvo e entender experiências da vida real.

CELULAR: UM LABORATÓRIO MÓVEL DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

5A nossa proposta é ter um laboratório móvel, inovador que utiliza a tecnologia para tornar o aprendizado interativo, interessante e envolvente. Cremos que um laboratório composto por celulares vai resover alguns desses desafios linguísticos. Com este laboratório móvel, os professores e alunos terão Wireless (Wi-Fi), SMS, MMS, Facebook, Twitter, acesso à Internet, MP3/MP4 player, câmera digital, gravador de vídeo, Flash / ou Java habilitado podendo executar conteúdo multimídia, incluindo áudio e vídeo, software especial de aprendizagem como e-dicionário, cartão de memória flash, entre outros. Depois, produzir um e-book explicando todas as atividades utilizadas neste laboratório móvel. Galeria de fotos do projeto.

CARTUNS NAS AULAS DE INGLÊS
projetos

Cartoon at school

A linguagem característica dos quadrinhos e os elementos de sua semântica, quando bem utilizados, podem ser aliados do ensino. A união de texto e desenho consegue tornar mais claros conceitos que continuariam abstratos se confinados unicamente à palavra… Você pode ver alguns exemplos de atividades.

Example 1 View-PDF-button

Example 2 View-PDF-button

CHARGE NAS AULAS DE INGLÊS

projetosA charge relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida…

View-PDF-button

TRABALHANDO COM IMAGENS

projetosEste tipo de estudo ou técnica tem por método  interpretar e “desconstruir” as imagens, em conteúdo e forma considerando o contexto histórico – social de produção, o autor e o público que participam de sua criação, com a finalidade de compreender e identificar sentido nas imagens…

View-PDF-button gansinfotechslideshow