Será que nossos alunos têm agência?

agencia-do-aluno2

Será que nossos alunos têm agência? Como fazer para promover agência em sala de aula?

Neste post, vou compartilhar sobre o que é a agência do aluno, por que ela é tão importante e como ela pode ser promovida e apoiada na sala de aula. Mas primeiro vamos falar sobre o conceito de agência humana.

O que é agência humana?

2

O termo “agência” é bastante escorregadio e é usado de forma diferente dependendo das raízes epistemológicas e dos objetivos dos estudiosos que o empregam

Agência refere-se à capacidade humana de influenciar o funcionamento de uma pessoa e o curso dos acontecimentos pelas ações de alguém. É um componente da definição de aprendizagem personalizada. Agência é o poder ou capacidade para agir e fazer escolhas. Existem quatro funções pelas quais a agência humana é exercida segundo Bandura ( 2008):

A primeira das funções é a intencionalidade. As pessoas formam intenções que incluem planos de ação e estratégias para realizá-las. A segunda função envolve a extensão temporal da agência através da previsão. As pessoas estabelecem metas e preveem resultados prováveis de ações prospectivas para orientar e motivar seus esforços antecipadamente.

A terceira função de agente é a auto reatividade. Os agentes não são apenas planejadores e antecessores. Eles também são auto reguladores. A quarta função de agente é a auto reflexão. As pessoas não são apenas agentes, elas são auto examinadoras de seu próprio desenvolvimento. Através da autoconsciência funcional, eles refletem sobre sua eficácia pessoal.

Por que a agência do aluno é tão importante

9Porque a agência é que sustenta as competências necessárias para o sucesso do aluno. É o fenômeno mais importante do processo ensino e aprendizagem. Os estudantes de hoje PRECISAM das habilidades para serem aprendizes ao longo da vida:

O professor de Harvard, Roland Barth, observou que na década de 1950, quando os jovens saíam do ensino médio, eles normalmente sabiam cerca de 75% do que precisariam saber para ter sucesso na vida. Hoje, ele prevê que os jovens conheçam cerca de 2% do que precisam saber. A força por trás dessa mudança é o ritmo rápido e crescente da mudança, a complexidade do mundo em que vivemos e a imprevisibilidade do que as pessoas precisarão saber nas próximas décadas – o futuro para o qual estamos preparando os alunos de hoje”.

Nesta imagem eu colocava agência do aluno no lugar do foguete, ou seja, no centro do processo.honeycomb

O que é   agência do aluno

agencia-do-aluno2Devo dizer, não há amplo consenso sobre a definição de agência do aluno. Mas aqui vou falar que agência está presente quando os alunos se encarregam de quem, o quê, onde, porquê e quando aprendem. Isso inclui escolha, autoconsciência, autogerenciamento, relações sociais, decisões responsáveis, gerenciamento do tempo, coragem, poder, confiança, autonomia, liberdade, intencionalidade, organização e auto regulação para objetivos personalizado de longo prazo.

A agência também exige resiliência, tenacidade e determinação. Envolve persistência para enfrentar os desafios, para usar o fracasso no caminho do sucesso e para abraçar a curiosidade, a criatividade e a inovação, tão essenciais quanto respirar.

Veja os quatro componentes da “agência do aluno” e algumas terminologias e habilidades relacionadas segundo Jennifer Davis (2018).

agencia-do-aluno7

Professor promovendo agência do aluno

7O professor pode ajudar os alunos a se tornarem mais aptos a estabelecer metas. Os educadores podem projetar caminhos de aprendizado para promover várias ações, como:

1-Encorar a tomada de risco;

2-Dar feedback positivo;

3-Encorajar as crianças a assumirem a responsabilidade pela sua própria aprendizagem;

4-Ter uma cultura inclusiva, solidária e compartilhada;

5-Incentivar o pensamento reflexivo e ação;

6-Ter uma abordagem de pesquisa para aprender e ensinar;

7-Encorajar as crianças a articular a sua aprendizagem;

8-Incentivar a prática reflexiva;

9-Questionar / discutir / feedback;

10-Incentivar os alunos a se auto avaliarem e estabelecer metas para si mesmos;

11-Garantir que os alunos entendam o que estão aprendendo, por que estão aprendendo e como poderão transferir seu novo aprendizado;

12-Fazer ligações à aprendizagem prévia;

agencia-do-aluno-613-Compartilhar a aprendizagem dos alunos com a comunidade e celebrar novas aprendizagens de várias formas;

14-Usar pergunta aberta;

15-Encorajar os alunos a aplicar novas aprendizagens em situações da vida real;

16-Respeitar as visões e opiniões de cada um e aceitando as diferenças;

17-Envolver estudantes no ensino em pares;

18-Usar uma ampla gama de ferramentas de avaliação.

A agência ativa a aprendizagem dos alunos e é uma parte mais importante do processo de ensino e aprendizagem. O professor assume o papel de “facilitador” guiando o caminho dos alunos conforme necessário. A tecnologia será muito importante para apoiar este processo, pois permitirá que os alunos compartilhem seu trabalho e forneçam feedback através de comunidades de aprendizagem .

giselda-costa

Profa. Giselda Costa – IFPI

agencia

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *