Técnicas importantes para analisar um texto visual

Metalinguagem  para compreender o significado visual

PARTE I

Como os textos visuais são compostos? Como o significado é feito?

img_2944Por que as imagens são tão poderosas?
As imagens são altamente sugestivas, o que significa que elas provocam uma forte resposta emocional no espectador.
As imagens são processadas cognitivamente mais rapidamente do que o texto escrito, para que o significado possa ser transmitido de maneira rápida e eficaz por meio de imagens.
As imagens são abertas à interpretação – elas podem atrair muitos espectadores diferentes e podem ser usadas em muitos contextos. No entanto, estão abertas as variações sociais, culturais, contextuais e individuais nos significados que transmitem. vejamos algumas  técnicas de representação visual.

Alusão

Como na literatura, uma alusão é uma referência a outro texto, obra de arte, figura histórica, figura mítica ou ideia. Trata-se de uma espécie de intertexto, onde um texto se relaciona com o outro de forma explícita ou implícita. Sendo assim torna-se admissível mencionar fatos, pessoas, trabalhos de arte, acontecimentos históricos, celebridades, já existentes em outras obras.

1

Devido a esta inter-relação, a Alusão é considerada como um tipo de Intertextualidade. É uma figura de linguagem que favorece uma ligação sutil entre textos. Por exemplo, nesta imagem o autor faz alusões a obras de arte conhecidas. O exemplo faz alusões à persistência da memoria de Salvador Dali, substituído seus relógios por seus personagens. ( Programa de TV de Matt Groening, The Simpsons). Para que o entendimento seja alcançado é preciso que o leitor ative a memória para relembrar conhecimentos anteriormente adquiridos, faça associações e compare os fatos.

Ângulo

2O ângulo é usado para compor a imagem. Imagine que a pintura ou fotografia foi tirada usando uma câmera imaginária: os ângulos se referem à inclinação dessa câmara em relação à cena e aos personagens da foto. Ângulo da câmara podem enfatizar uma sequência de ações, desorientar o publico e sugerir a relação entre os personagens ou os personagens e a paisagem. Ex: ângulo elevado pode simbolizar dominação, enquanto um ângulo baixo pode simbolizar submissão.

Linguagem Corporal

3Usamos a linguagem corporal sempre que nos comunicamos. É a linguagem não verbal que enfatiza ou altera o significado da linguagem direta que usamos. Falamos com os outros através dos movimentos do corpo, postura, contato visual, gestos com as mãos, tom e volume da voz, expressões faciais e microexpressões que têm significado para nós e para nossa audiência. Você precisa ter cuidado ao avaliar a linguagem corporal. O que significa uma coisa para uma pessoa pode significar algo completamente diferente para outra. Muitas muitas vezes sugerem pensamentos e emoções particulares.

Olhar

Existem apenas duas opções para o olhar do sujeito: olhar direto ou não olhar (Kress e van Leeuwen, 2006).

2Refere-se ao local onde a figura na imagem está olhando. DEMANDA – um termo usado quando uma figura na imagem ‘olha’ diretamente. Isso estabelece uma conexão entre o sujeito e o visualizador. OFERTA – um termo usado quando uma figura ‘olha’ para outro objeto na imagem, encorajando-nos a olhar para esse objeto. No auto-retrato de Elisabeth Vigee-Lebrun, a artista se representa olhando diretamente para o espectador com um olhar de demanda.

Vetores

6Um vetor é uma linha que leva seu olho de um elemento para outro. Um vetor pode ser uma linha visível ou invisível. Pode ser criado, apontando dedos ou braços estendidos. Eles podem ser objetos ou partes de objetos (como braços, pernas, um poste, o lado de uma casa) ou linhas invisíveis, como a direção do olhar de uma pessoa representada para outra pessoa ou objeto.

Cor

colour-1O uso da cor pode ser simbólico e a escolha da cor em uma imagem pode ser usada para representar sentimentos e humor. O significado que os espectadores fazem depende do contexto e é fortemente influenciado por convenções históricas e culturais. Por exemplo, nas sociedades ocidentais geralmente se pensa que o branco representa inocência, pureza e limpeza, e o preto é a cor da morte e do luto; no entanto, na China e em partes do leste da Ásia, o branco é a cor da morte e do luto (Kress e van Leeuwen, 2002). O vermelho é comumente usado para representar coisas diferentes. Dependendo do contexto, o vermelho pode representar perigo, como em um sinal de parada, romance ou paixão com rosas vermelhas, e simboliza boa sorte na China.

Espectro de cores

8

A cor também pode ser variada ao longo de um espectro, de cores quentes a cores frias. Tons de vermelho, laranja e amarelo são considerados cores quentes, enquanto cores frias são aquelas que usam verdes, azuis e aquáticos (Painter, 2008, p. 99). Esse contraste é mostrado no exemplo de roda de cores . O grau de saturação da cor também é importante. Quanto mais vermelha a cor, mais quente ela é percebida.

Essa lista identifica alguns dos significados amplamente compartilhados evocados por cores diferentes, informados por várias fontes, incluindo Chapman (2010), Kress e van Leeuwen (2002), Painter (2008), van Leeuwen (2010) e Zammitto (2005).
Preto: mal, ameaçador, rebelião, força, mistério, segredos, depressão, tristeza, noite. O preto é a cor da morte e do luto em quase todos os países ocidentais. O preto também é usado para denotar sofisticação, poder, formalidade, autoridade e estilo.
Branco: luz, pureza, inocência, limpeza, frio, gelo, neve, esterilidade, novo. As noivas ocidentais vestem branco para simbolizar a castidade.
Azul: paz, tranquilidade, verdade, dignidade, poder, melancolia, frio, tristeza, honra, calma, fidelidade, santidade, lealdade, sabedoria, reclusão, solidão, pensamento, distância.
Vermelho: amor, raiva, fogo, raiva, calor, paixão, calor, urgência, sangue, excitação, poder, perigo, guerra, hostilidade, apetite, saúde, coragem, majestade, agressão. O vermelho é frequentemente usado como uma cor de destaque para destacar as coisas.
Amarelo: felicidade, sol, alegria, alegria, energia, calor, esperança, inteligência, pensamento lógico, inovação, espiritualidade, vida. Amarelo opaco pode significar covardia, ruína, vergonha, doença, decadência (Zammitto, 2005).
Verde: natureza, crescimento, fertilidade, durabilidade, ambiente, frescura, relaxamento, saúde, energia, nova vida, tranquilidade, vegetação, dinheiro e ciúmes
Roxo: riqueza, realeza, religião, santidade, poder, grandeza, sofisticação, inteligência.
Marrom: estabilidade, natural, natureza, madeira, terra, solo, solo, terreno, confiável.
Laranja: calor, força, outono, alegre, estimulante, mudança, vitalidade, criatividade.
Cinza: sem brilho, simples, despretensioso, neutralidade, frescor.

Linhas

linhas2As opções sobre o uso da linha em uma imagem incluem: reta ou curva, comprimento, ângulo, interseção de linhas verticais e horizontais e direção. As linhas são usadas nas imagens para indicar movimento e direção. As linhas podem ser naturais, formadas por objetos na imagem ou linhas artificiais criadas pelo autor, usando o olhar do sujeito ou apontando.

linhaLinhas adicionam interesse criativo. Eles podem afetar a maneira como você vê a foto, levando-o a uma jornada pela própria cena. As linhas podem ser retas, em zigue-zague, radiais ou curvas. Como caminhos, estradas, rios ou ferrovias podem adicionar linhas cruciais à sua imagem. Considere também prédios, portas ou até sombras como meios de fornecer linhas atraentes.

Símbolos

rioSímbolos ou sinais podem ser usados ​​como atalhos para representar idéias ou conceitos. Aspectos simbólicos podem incluir escolha de elenco, design de cabelos e maquiagem, escolha de roupas, adereços e objetos. Também inclui ícones. Por exemplo, Cristo Redentor  é um símbolo usado frequentemente para representar a cidade do Rio de janeiro, símbolos de coração são usados ​​para representar amor e a cor vermelha para simbolizar perigo, ou talvez romance, dependendo do contexto.
Os símbolos também podem ser usados ​​para apresentar conceitos e informações em diagramas, gráficos, linhas do tempo e outras formas de textos de informações visuais.

Saliência

Saliência significa  importância. Em um texto visual, a parte mais saliente é a parte que mais se destaca. Um aspecto de uma imagem pode ser destacado pela colocação em primeiro plano, tamanho do objeto e contraste em tom ou cor.

00

Neste anúncio, a parte mais saliente da imagem é o tablet. É mais saliente devido à sua posição no centro do quadro. As cores escuras dele também chamam a atenção, em contraste com as cores mais claras dos  circundantes .

Tamanho

tamanho

As escolhas sobre o tamanho dos objetos em uma imagem são  processos comparativos. Os artistas costumam brincar com o tamanho de partes de seus trabalhos para desenvolver um significado particular. Por exemplo, Michelangelo, em sua estátua de David ( 1501-1504), fez as mãos enormes para significar que derrubaram Golias, o Gigante.

Iluminação

23O brilho refere-se à iluminação na imagem, ou a quão clara ou escura é a cor, variando de totalmente iluminada a completamente escura. Veja exemplos de graus de brilho demonstrados com uma fotografia da mesma rosa.

Saturação

34Saturação refere-se a cor real. Isso pode variar de uma cor vívida brilhante totalmente saturada (100%) a uma cor dessaturada menos colorida, mais desbotada e opaca. Segundo Painter (2008), cores totalmente saturadas criam ‘o equivalente visual da sonoridade do som’ e geram ‘um clima de excitação e energia’ (p. 97). Alterar a tonalidade, o brilho ou a saturação de uma cor pode alterar o significado de uma imagem muito rapidamente.

Plano de fundo

As partes da imagem mais próximas a você (o visualizador) estão em primeiro plano; as partes mais distantes de você estão em segundo plano.

44

Na pintura de Edvard Munch, The Scream , o homem que grita é retratado em primeiro plano , enquanto no fundo outras pessoas mais distantes são mostradas andando na ponte.

Caminho de leitura

Um caminho de leitura é o trajeto que você percorre em um texto visual. O caminho se move dos elementos mais salientes para os menos salientes. Em outras palavras, é o movimento do olhar do espectador em torno de um texto visual. Isso pode ser influenciado por elementos como vetores, saliência, olhar etc.

111

Ao longo de uma linha horizontal, podemos ser direcionados para a visualização da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Por exemplo, no exemplo, talvez nossos olhos sejam primeiro atraídos para a lua grande, no quadrante superior esquerdo, e depois sejam direcionados para o primeiro caractere à esquerda.

COLOCANDO TUDO JUNTO

Agora que você aprendeu essas novas técnicas, tente colocá-las em prática ao analisar textos visuais. Lembre-se de ser o mais específico possível, usando os termos corretos para explicar como o compositor do texto cria significado.

0

O painel de The Arrival de Shaun Tan representa a cooperação entre um migrante recente e outra pessoa. A mala mostrada em primeiro plano sugere que a menina mais velha chegou recentemente no país. A mala também pode ser um símbolo das muitas experiências passadas que a garota traz consigo para a nova terra. A parte mais saliente da imagem são as duas meninas, no entanto, seu olhar de oferta e o vetor criado pelo dedo indicador da menina mais jovem levam o espectador a um caminho de leitura em direção ao local além da moldura. Ao imaginarmos esse destino, Tan nos mostra a importância da amizade e da cooperação ao navegar por uma paisagem desconhecida.

dominio

Textos de referências

Texto 1

Texto 2

Texto 3

Texto 4

Texto 5

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *